Bolo Formigueiro

Bolo formigueiro, porque tem horas que pão não é a opção. Tem manhã/tarde/noite que o café pede bolo, mas nem sempre rola fazer aqueeeele bolo super elaborado, com todos os ingredientes da dispensa.
bolo formigueiro

Essa receita dá um truque, leva poucos ingredientes e fica uma delícia. Além de ser super combinável com um café quentinho… A base é um pão de ló acrescido de um líquido e de fermento pra dar conta de segurar o granulado. Você pode trocar a água por suco ou chá ou mesmo refrigerante e dar uma camada de sabor a mais pro seu bolo. As medidas são para uma forma de bolo inglês pequena, mas é só multiplicar para uma receita maior. Lembrando que quanto maior o bolo menor a temperatura do forno para não ficar cru por dentro e dourado por fora. Não tem granulado? Inventa criatura! Gotas de chocolate, passas, castanhas/nozes, até com uva in natura esse trem fica bom!

Bolo Formigueiro
xícara de 240ml

2 claras
2 gemas
1/2 xícara de açúcar refinado
1/4 xícara de água
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher sopa de fermento em pó
5 colheres sopa de granulado de chocolate – ou colorido para um bolo psicodélico

Bata as claras em neve. Ainda batendo acrescente as gemas uma a uma, o açúcar e a água. Diminua a velocidade da batedeira um pouco e junte a farinha. Quando a massa estiver homogênea desligue a batedeira e delicadamente incorpore o fermento e o granulado. Em uma forma untada, leve ao forno a 200° por cerca de 30min, até dourar. Desenforme depois de frio.

*Vale deixar ele ainda mais bonito distribuindo mais alguns granulados em cima da massa depois que ela tá na forma.

Salvar

Salvar

Uma ideia sobre “Bolo Formigueiro

  1. Pingback: Condessa Refrescante | Cozinha Roman

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *