Bolo Formigueiro sem granulado?

Bolo formigueiro mas feito sem granulado e com um pão de ló meio estranho que leva água e fermento!

bolo inglês com pedaços de chocolate na massa

Mas acredita em mim! Essa receita dá um truque, leva poucos ingredientes e fica uma delícia. Além de ser super combinável com um café quentinho…

A base é um pão de ló acrescido de um líquido e de fermento pra dar conta de segurar o granulado (ou o chocolate no caso). Receita que por aqui a gente chama de Bolo D’água, mas que é bem diferente de outros “bolos d’água” que a gente encontra internet afora.

No caso desse pão de ló estranho, você pode trocar a água por suco ou chá e conseguir uma camada a mais de sabor pro seu bolo formigueiro. Só não indico usar refrigerante ou suco já adoçado. Isso porque essa já é uma massa mais docinha, que já vai receber os pedaços de chocolate. Então se o líquido também for doce pode acabar ficando enjoativo.

Eu acho que a combinação de suco de laranja com chocolate meio amargo fica muito boa, em todos os formatos.

bolo formigueiro

As medidas são para uma forma de bolo inglês média, com capacidade para 1,5L. Mas essa massa se sai bem tanto em tabuleiros quanto em formas redondas de furo no meio. Eu só não aconselho formas quadradas altas, ou redondas sem furo. Nesse caso tem chance de o meio ficar meio cru ou as bordas tostarem demais. E baixar mais a temperatura do forno pode resultar num bolo mais seco.

Por fim, essa história de bolo formigueiro sem granulado! Eu costumava fazer essa receita com chocolate granulado, que é um chocolate em formato de granulado. Conforme o tempo foi passando foi ficando mais difícil encontrar esse ingrediente. Em vez dele, hoje em dia eu só encontro o granulado de chocolate. Ele é um granulado de açúcar com sabor artificial de chocolate. Eu acho que ele funciona pra muitos usos, mas não gosto dele nesse bolo.

Por isso resolvi experimentar um bolo formigueiro com chocolate picado miudinho, em vez do granulado. Eu pico o chocolate em pedaços um pouco desiguais e acho que isso deixa um resultado mais orgânico no bolo. Mas você pode usar gotas partidas ao meio, ou em quartos, se preferir um resultado mais uniforme. E ainda, eu uso o chocolate meio amargo porque é o mais comum aqui em casa, mas o chocolate ao leite funciona também! E claro, se você quiser usar granulado, de chocolate ou colorido, vai sair bolo formigueiro também!

bolo formigueiro

bolo formigueiro fatiado

Bolo Formigueiro

Ingredientes
  

  • 4 ovos
  • 1 xícara açúcar refinado
  • 1/2 xícara água
  • 2 xícaras farinha de trigo
  • 1 colher sopa fermento químico
  • 1/2 xícara chocolate picado miúdo ou granulado de chocolate

Instruções
 

  • Unte uma forma retangular com capacidade para 1,5L.
    Ligue o forno a 200C.
  • Separe as claras das gemas e bata as claras em neve.
    Quando elas estiverem firmes continue batendo e acrescente as gemas, uma de cada vez.
  • Com as gemas incorporadas, e ainda batendo, adicione o açúcar. Em seguida a água e depois a farinha o fermento.
    Desligue a batedeira e delicadamente misture na massa e a maior parte do chocolate. Deixe cerca de 2-3 colheres de chocolate reservado.
  • Transfira a massa para a forma untada e espalhe sobre ela o chocolate reservado. Então leve ao forno aquecido até que asse completamente e doure.
    Espere esfriar para desenformar.

Salvar

Salvar