Torta rústica de maçã

Torta Rústica de maçã que é mega rápida de fazer, não precisa de forma especial e ainda pode ter muitas adaptações!

torta rústica de maçã

Esse post foi feito em 2014, aproveitando um pedaço de massa que sobrou da torta simples de chocolate e um caramelo que tava dando sopa na geladeira. Em algum momento depois disso as fotos do post foram perdidas. E em 2021 eu resolvi refazer a fotos, aproveitei pra gravar um passo a passo e pra atualizar esse texto.

torta rústica de maçã

A ideia dessa torta rústica de maçã, inspirada em várias galetes, continua a mesma eu só acertei as medidas e desenvolvi melhor o passo a passo. Agora, sobre as modificações possíveis daria pra escrever um livro! Essas galetes podem ser feitas com vários tipos de massa, então a dessa torta é só uma sugestão. Na verdade eu só uso ela porque a primeira vez foi com ela e eu gostei. Dá pra usar massa sem açúcar, sem ovo, ou um amassa folhada por exemplo. Dá pra saborizar a massa com temperos comuns de usar com maçã como canela ou noz moscada, ou com ingredientes mais incomuns como queijo parmesão por exemplo. Acredita, torta de maçã com queijo fica bem bom!

torta rústica de maçã

E claro que dá pra trocar a maçã também! Eu costumo preferir maçãs verdes pra receitas doces em geral, já que acho que a acidez dela equilibra a doçura da receita. Mas ela vai funcionar com qualquer maçã que você puder ou preferir usar. E por último o caramelo. Você pode pular totalmente essa parte para uma torta mais sequinha e menos doce. Mas também dá pra trocar por doce de leite por exemplo…

Torta Rústica de Maçã

1 3/4 xícara de farinha de trigo
100g de manteiga
1/2 xícara de açúcar refinado
1 ovo

Misture a farinha com o açúcar e a manteiga formando uma farofa. Adicione o ovo e aperte com as pontas dos dedos até formar uma massa coesa. Gele por 15min e então abra a massa com 3-4mm de espessura. Não precisa formar um círculo perfeito mas é legal tentar manter esse formato. Transfira para uma assadeira untada grande e leve para o congelador por uns 10min ou para a geladeira até a hora de usar.

1/2 xícara de açúcar
75g de manteiga
1 pitada de sal

Derreta o açúcar até ele ficar dourado. Desligue o fogo e acrescente a manteiga e o sal. Misture até ficar homogêneo e deixe amornar antes de usar.

1 maçã verde
2 colheres sopa de açúcar
1/2 colher chá canela

Corte a maçã em 16 gomos e retire o miolo e as sementes. Espalhe o caramelo sobre o centro da massa gelada e cubra com as maçãs. Dá pra ajeitar os gomos como você quiser; eu gosto de fazer um círculo no meio da massa sobrepondo os gomos. Dobre as bordas da massa sobre as maçãs, deixando o meio descoberto. Misture o açúcar com a canela e polvilhe sobre as maçãs e sobre a parte dobrada da massa. Leve ao forno a 180C até que a massa fique bem dourada.

Salvar