Bolinhos de chuva recheados com banana

Bolinhos de chuva recheados com banana que lá fora ganham muitos nomes diferentes mas que aqui tem gostinho de infância.

bolinhos de chuva recheados

Quem já passeou pelo Pinterest provavelmente já viu alguma foto de apple fritters e/ou banana bites. Ou banana fritters, ou doughnuts de maçãs, ou algum nome parecido. Basicamente são fatias de maçã, ou pedaços de banana, envoltos em massa e fritos, ou seja, é fruta empanada. São receitas essencialmente americanas (algumas britânicas) que usam massas de panqueca ou uma massa com buttermilk na base pra envolver a fruta.

Acredito que, não só pra mim, esse tipo de receita é aquele bom pra dias de chuva quando a temperatura cai de repente. Tudo bem que a gente tá em plena primavera, mas como também tá começando a temporada de chuvas vou usar essa desculpa capenga mesmo. E como a minha desculpa é a chuva, nada melhor que massa de bolinho de chuva pra envolver as frutas!

A receita da massa é a básica que é feita aqui em casa desde sempre. A única modificação foi que acrescentei canela na própria massa, mas se não gostar pode pular que fica uma delícia mesmo assim. Aliás, se quiser pular a parte da maçã e da banana e só fazer o bolinho de chuva convencional mesmo, não perca tempo e corra pra cozinha!!

Atualização: em 2021 eu refiz essa receita pra gravar o vídeo do passo a passo, aproveitei pra fazer fotos novas e resolvi padronizar a receita também. Ela não mudou quase nada, eu só tirei a canela da massa. O que eu fiz foi colocar as medidas em volume padrão. Isso quer dizer que 1 xícara são 240ml, 1 colher chá são 5ml e 1 colher sopa são 15ml. Também tirei a maçã da receita e coloquei só bananas porque com o tempo fui vendo que é bem mais fácil alguém usar só um ou outro, e eu prefiro bananas. Você pode, é claro, fazer com maçãs, ou sem recheio nenhum. Ah sim, o texto continua o original de 2014, eu só coloquei uma chamada no início do post por motivos de SEO.

bolinhos de chuva recheados

Bolinhos de chuva recheados

2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1 colher chá de fermento em pó
1 ovo
1 pitada de sal
entre 1/2 – 3/4 xícara de leite
10 bananas médias
óleo para fritar
açúcar com canela pra cobrir – opcional

Misture todos os ingredientes da massa e reserve. A quantidade de leite vai depender do seu gosto, a massa deve ficar grossa o bastante pra envolver a fruta, mas maleável o suficiente para você banhar a fruta nela. Veja o que funciona melhor pra você.

Esquente o óleo em uma panela, corte uma banana em fatias de 0,5cm, banhe a fruta na massa e frite até dourar. Veja se a textura dos bolinhos está do seu agrado e confira se o óleo não está quente demais. E repita o processo com o restante da massa e das bananas. Se sobrar massa faça bolinhos de chuva pingando colheradas de massa no óleo quente; confira novamente se o óleo não está muito quente antes de fritar toda a massa. Depois é só passar no açúcar com canela, e comer ainda quentinho!

Salvar