Sobre quebrar a regra… e um bolo de nozes

Bolo de nozes bem fofinho, com passo a passo simples e poucos ingredientes e algumas poucas instruções sérias!

bolo de nozes

Sabe quando você quer fazer alguma coisa mas tá com preguiça? Volta e meia eu tô querendo bolo mas com preguiça de fazer. Como, onde eu moro, é mais difícil ir na padaria do que bater o bolo, bora fazer bolo com preguiça mesmo. E é aí que o problema começa. E é agora que vem meu mais primordial conselho: não quebre regras por pura preguiça!

Uma vez ouvi de alguém (que é claro eu não vou lembrar quem) dizer que regras só devem ser quebradas quando você sabe que está quebrando e quais os seus riscos. Quebrar regras por bobeira, ignorância, ou preguiça, normalmente não dá certo. Por isso o legal é experimentar primeiro seguindo as regras e depois ver onde que dá pra mudar. Com isso quero dizer: se vai fazer a receita pela primeira vez não inventa muita moda! A não ser que você seja um técnico gastronômico ou tenha 30 anos de experiência na cozinha, porque aí você já tem ideia do que vai rolar. Se não é seu caso, bora seguir a receita direitinho na primeira vez.

bolo de nozes

Nunca assou uma carne? Não inventa de aumentar a temperatura do forno pra ir mais rápido! Nunca fez sopa? Não vale querer colocar tudo de uma vez na panela, melhor seguir a ordem da receita. Primeira vez experimentando tal bolo? Melhor não ficar trocando ingredientes a torto e a direito. Mas toda essa conversa por quê?

A pessoa quer bolo de nozes, sem motivo aparente. Em vez de buscar por uma receita de bolo de nozes, resolve adaptar um bolo simples (daqueles livrinhos de receita que vende em mercado) acrescentando nozes e tirando farinha. Até aí tudo bem, mas como tá com preguiça de fazer bolo, fica com preguiça de enfarinhar a forma, conforme a receita nunca testada manda. E claro que o resultado é um bolo quebrado, claro!

As alterações que fiz acabaram mudando muito a textura do bolo, que ficou mais fofo, e uma coisa boba acabou arruinando o resultado final. Pelo menos visualmente, porque ficou gostoso pra caramba! Então passo a receita abaixo, mas deixo o alerta: enfarinhem a forma!!

bolo de nozes

Atualização: em 2020 eu resolvi refazer essa receita pra tirar umas fotos decentes e gravar um vídeo com o passo a passo. E não fiz nenhuma alteração na receita até hoje! Eu atualizei apenas a medida da manteiga para gramas porque acho mais fácil. Mas a verdade é que já fiz esse bolo com 30g, 40g, 50g, de manteiga e deu tudo certo. O mesmo vale pros ovos. O inicial eram ovos pequenos e eu já tentei com versões maiores e continuou dando certo. O que eu não me atrevo a mudar é a forma. Esse continua sendo um bolo que precisa de forma untada… E pra quem ficou com curiosidade, deixei no fim do post a foto antiga do bolo quebrado!

Bolo de Nozes

50g de manteiga
2 ovos
1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher sopa de fermento em pó
1/2 xícara de leite quente
100g xícara de nozes trituradas

Bata, com um fouet ou na batedeira, os ovos, a manteiga e o açúcar até ficar homogêneo. Acrescente a farinha e o leite aos poucos e misture bem. Por último junte as nozes e o fermento e misture delicadamente. Leve ao forno aquecido (200°) em forma untada e enfarinhada até dourar. Espere esfriar para desenformar.

Salvar