Geleia de amora

geleia de amora congeladaPra quem adora frutas vermelhas e mora no Brasil fora de uma cidade grande é complicado. Qualquer coisa com frutas vermelhas costuma ser mais caro, e ver uma embalagem de amoras/framboesas/mirtilos que não custe um rim é o verdadeiro milagre. Pra quem gosta de visitar sites gringos buscando novas receitas é uma tortura aquele monte de pratos com ingredientes que são raros por aqui.

Uma saída são as frutas congeladas. É claro que não é a mesma coisa que amoras frescas e docinhas (as que tem por aqui, no pé, são super azedas), mas pra quem vai cozinhar, super vale a pena. Aqui no mercado eu já vi morangos e amoras, ambos em sacos de 1kg, vendidos por aproximadamente R$10,00. Se no seu mercado não tem, vale a pena conversar com o responsável e ver se é possível ele encontrar um fornecedor. Tudo bem, não é coisa baratíssima. Mas vale a pena ter um desses no congelador para uma data especial. Ou se a sua ideia for fazer essa geleia. Levando em conta a quantidade que usei (menos de metade do pacote) e o quanto de geleia que rendeu (cerca de 300ml) vale a pena também.

Essa leva virou acompanhamento de tapioca e torradas mesmo, mas a próxima vai virar uma cobertura de panacota, cheesecake, bolo, alguma coisa assim… Aliás, colocou por cima de um sorvete de creme/coco e pronto, sobremesa linda em 2 minutos!

geleia de amora congelada 2Geleia de Amora

1 xícara de água
1 xícara de açúcar cristal
2 xicaras de amora
1 colher sopa de suco de limão

Antes de começar, coloque um pires no congelador.
Junte tudo em uma panela e deixe cozinhando em fogo médio. Se quiser uma geleia mais pedaçuda apenas amasse as amoras com uma colher/espátula. Se quiser uma geleia mais delicada é só usar um mixer, ou bater as amoras com a água no liquidificador antes de ir pra panela.

A medida que for cozinhando vai se formar uma espuma rosa por cima de tudo. Com uma colher, delicadamente, vá retirando apenas essa espuma para obter uma geleia mais translúcida. Para verificar o ponto pingue um pouco da geleia no pires que estava no congelador. Espere 1 minuto e incline o pires. A geleia não deve escorrer como água, mas sim de  forma mais lenta. Guarde em um pote fechado na geladeira.

Salvar