Mousse fácil de chocolate

Mousse fácil de chocolate! Qual a receita pro fim de semana? Sem ideia, sem vontades específicas… O que fazer nessa situação? Você pode correr aqui pro Cozinha; eu resolvi abrir o velho livro de receitas da família. Sabe aquele caderno velho, que já deve acumular umas 5 letras diferentes (incluindo uma Sabrina ainda criança)? Esse mesmo! E pra deixar mais emocionante, resolvi abrir ao acaso, de olhos fechados. Mas num é que saiu na página da Mousse de Chocolate? O destino quer mesmo que eu me empanturre de chocolate

mousse fácil de chocolate

Essa mousse é daquelas basiconas, com poucos ingredientes e método de preparo rápido. O que fez eu me apaixonar foi o fato de usar creme de leite em lata!! Quem mora em cidade pequena sabe o quanto é bom quando no lugar de “creme de leite fresco” a gente lê “creme de leite de caixinha/lata” na receita. Tudo bem que tem que tirar o soro, mas aí entra uma dica minha: sempre deixe uma lata de creme de leite já na geladeira, mesmo sem nenhuma receita em vista. Dessa forma qualquer hora fica fácil de tirar o soro: é só fazer dois furos no fundo da lata e deixar o soro escorrer na pia. Se alguém souber como aproveitar apenas o soro, dá um help aí nos comentários!

E como uma mousse macia e leve de chocolate não é o bastante pra mim, aproveitei um restinho de creme de leite fresco (pois é) que tinha na geladeira pra bater um chantilly pra servir junto. É totalmente opcional e dá pra substituir por chantilly pronto se quiser.

Atualização: em 2020 refiz essa receita para novas fotos. Dessa vez resolvi enfeitar as mousses com amêndoas laminadas e tostadas, e foi o complemento mais gostoso que já provei com essa mousse. Se resolver fazer as amêndoas basta espalhar um punhados das lâminas sobre um tabuleiro, sem que fiquem umas sobre as outras; leve ao forno baixo por cerca de 15min ou até que dourem, mexendo a cada 5 minutos.

mousse fácil de chocolate

Mousse fácil de chocolate

200g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite sem soro
3 claras
3 colheres sopa de açúcar refinado

Derreta o chocolate em banho maria. Quando estiver acabando de derreter junte o creme de leite e misture bem. Deixe a ganache sobre a panela com água mas desligue o fogo.
Bata as claras em neve e quando atingir picos firmes vá acrescentando o açúcar. Bata apenas o suficiente para dissolver o açúcar.

Junte duas colheradas das claras ao creme de chocolate e misture bem. Acrescente o restante das claras e misture delicadamente sempre tentando incorporar mais ar na mistura. Distribua nos potes em que for servir e leve para a geladeira para firmar. Enfeite como preferir e sirva em seguida.

mousse fácil de chocolate

Salvar