Geleia de Pimentão

Geleia de Pimentão, agridoce e levemente picante, e que a gente também podia estar chamando de molho porque funciona dos dois jeitos.

geleia de pimentão

Mas antes, um recado: esse post foi criado em 2014, quando experimentei essa receita pela primeira vez. Mas esse texto está sendo escrito em 2022, quando refiz a receita especialmente para fazer fotos novas, já que as originais se perderam numa das muitas mudanças do site.

Aviso isso sempre por uma questão de honestidade com vocês mas também porque em alguns casos as receitas evoluem com meus aprendizados e mudam. Não foi o caso dessa geleia de pimentão, ou quase. Na verdade o que mudou foi o jeito que tenho chamado: molho de pimentão. Isso porque o uso que a gente faz aqui em casa tá muito mais com cara de molho do que geleia. Como nas fotos, servido com pedaços de queijo, ou junto de torradas e uma cerveja ou drink, por exemplo.

Mas sim, dá pra continuar chamando de geleia de pimentão já que continuam sendo pedacinhos de pimentão cozidos com açúcar e mais alguns temperos. Aliás, esses temperos podem mudar. Muita coisa pode mudar, como eu fiz com a receita original. Ela vem de um programa chamado Receitas do Chuck que passava no GNT quando esse canal tinha mais pessoas cozinhando do que competindo cozinhando. Eu não me lembro muitos detalhes do episódio em si, mas acho que era um especial de natal. E tenho certeza que essa geleia era pra ser servida com costeletas (acho que) de cordeiro.

geleia de pimentão

O que eu lembro bem foi que peguei a ideia e fui adaptando pros ingredientes que eu tinha e pro meu paladar na época. Acabou ficando com uma aparência bem diferente da versão do Chuck, mas agradando muito aqui em casa. Então fica a dica de que o importante é ter junto do pimentão um ácido e um doce, e alguns temperos. O açúcar refinado pode virar mascavo e o vinagre balsâmico pode virar vinagre de maçã, por exemplo. E claro que dá pra trocar o gengibre por outros temperinhos, ou usar gengibre fresco ralado também.

Por último, a textura. Ela realmente não fica parecendo uma textura de geleia e sim algo mais mole. E não adianta deixar (muito) mais no fogo porque o açúcar começa a caramelizar e fica mais puxento. Se quiser aquela textura mais encorpada tem um truque: bata 1/2 maçã verde no processador, ou liquidificador, até formar um purê, e acrescente na receita. Ela não vai adicionar muito sabor, mas vai dar pectina* o bastante pra esse geleia ficar mais encorpada.

PS: originalmente eu fiz posts seguidos dessa geleia de pimentão e dos dadinhos de tapioca, já que a ideia foi comer os dois juntos. Dessa vez também fiz os dois na mesma semana, e eles continuam sendo uma dupla que se dá muito bem!

*Eu explico melhor o que é a pectina e como ela funciona em geleias nesse post.

geleia de pimentão

Geleia de Pimentão

Ingredientes
  

  • 1 pimentão vermelho
  • 1/2 xícara açúcar
  • 1/4 xícara vinagre balsâmico
  • 1 colher sopa limão
  • 1/2 colher chá gengibre em pó
  • 1/4 colher chá sal
  • 1/2 colher sopa geleia de pimenta - opcional veja notas

Instruções
 

  • Pique o pimentão em cubinhos pequenos, para uma geleia mais pedaçuda, ou triture no processador para uma geleia mais lisinha.
  • Coloque um pires, vazio mesmo, no congelador. E então junte todos os ingredientes em uma panela e cozinhe em fogo médio, mexendo constantemente.
  • Quando, ao passar a colher pela panela, você conseguir ver o fundo dela, deve estar pronto. Desligue o fogo, coloque uma colherada da geleia no pires e deixe no congelador mais 1min.
    Confira se o ponto está do agrado e, se preciso religue o fogo e cozinhe mais. Ou transfira para um pote com tampa e guarde na geladeira por até 1 semana.

Notas

Eu uso uma colherada da geleia de pimenta que faço, mas qualquer molho de pimenta funciona aqui. E claro, se não quiser um molho picante, é só ignorar essa parte.

 

Salvar

Salvar