Dadinhos de Tapioca

Dadinhos de Tapioca com queijo, e fritos, são um petisco super brasileiro, fácil de fazer e que vai bem com diversos acompanhamentos!

dadinhos de tapioca

Essa receita é criação do Rodrigo Oliveira do Restaurante Mocotó e foi uma das primeiras que apareceram aqui no Cozinha, lá nos idos de 2014. Esse texto no entanto é uma atualização feita em 2022. E de lá pra cá nada mudou na receita que experimentei. Esses dadinhos de tapioca continuam sendo cubos fritos de uma massa salgada e macia. O tipo de petisco ideal pra muita gente, eu inclusa.

Eu digo que a receita não mudou mas foi a minha versão que não mudou, desde 2014 que eu mexi num ingrediente fundamental na receita: o queijo! Isso porque o Rodrigo usa um queijo muito presente na culinária dele, mas pouco comum pra mim: o queijo coalho. A única versão desse queijo que eu tenho acesso aqui é aquele que já vem no palito, e que são bem mais caros. Mas um tipo que, apesar de caro, é bem comum por aqui é o minas meia cura. Eu imagino que qualquer queijo que seja legal pra fazer misto quente funciona nessa receita. E acho que não é fugir da escola do Rodrigo usar os ingredientes típicos da sua região.

dadinhos de tapioca

Outra mudança mais sutil mas muito simples são os temperos. Eu adiciono apenas sal porque prefiro um dadinho mais simples, pra comer com molhos. Mas dá pra temperar mais, além do sal e da pimenta. Uma combinação bem comum que já por aí foi adicionar um pouco de orégano na massa, mas ainda não experimentei pra contar como fica.

A minha combinação ainda é os dadinhos de tapioca simples servidos com o molho (geleia) de pimentão, mas a geleia de pimenta também fez sucesso aqui em casa.

E pra fechar, a versão original desse texto tinha o link pro site do Mocotó com a receita. Essa versão do site não existe mais, mas a receita está espalhada internet afora. Não me sinto a vontade pra colocar nenhum link que não seja do Rodrigo ou do Mocotó. Então deixo o link (da Amazon) pro livro “Mocotó – O Pai, o Filho e o Restaurante” que conta a história desses três e de quebra tem mais um monte de receitas deles. O livro tem um preço bem característico de livros de receita aqui no Brasil, mas pra quem tem assinatura do Kindle Unlimited o ebook sai de graça.

dadinhos de tapioca

Dadinhos de Tapioca

Ingredientes
  

  • 250 g tapioca granulada
  • 250 g queijo veja texto acima
  • 500 ml leite
  • Sal e pimenta a gosto
  • óleo pra fritar

Instruções
 

  • Esquente o leite, com uma pitada de sal, em fogo alto até ferver.
    Baixe o fogo e junte o queijo, misturando até ele derreter.
    Desligue o fogo e junte a tapioca, misture bem e prove pra acertar o tempero.
  • Transfira para uma vasilha com cerca de 20x15cm, untada. Cubra com filme plástico e leve para a geladeira por algumas horas ou até o dia seguinte.
  • Corte a placa de tapioca em cubinhos e frite, por imersão, em óleo quente e deixe escorrer em uma peneira de metal, ou papel toalha, antes de servir.
  • .
  • É possível congelar os dadinhos pra fritar outro dia. Corte os cubinhos, espalhe em uma assadeira, sem um encostar no outro, e leve ao congelador por algumas horas. Depois de congelados guarde em um pote ou sacola fechada. Não é preciso descongelar antes de fritar.

dadinhos de tapioca

https://www.youtube.com/shorts/sGnIhiRyOCQ

Salvar