Sorvete de Tapioca

Essa receita é a prova de que nem sempre uma comida orgânica é aliada de dieta/perda de peso. A receita original chama sorvete de tapioca orgânico mas ó, milhões de calorias!! Como é segunda, a gente dá um desconto e aceita um sorvete gostoso com um sabor bem inusitado… Quanto ao orgânico, dá pra fazer seguindo essa diretriz numa boa. Eu usei ingredientes não necessariamente rotulados assim pra facilitar, mas eles são uma boa opção quando acessíveis.

sorvete de tapioca

A tapioca utilizada é a granulada, não a de fazer a panquequinha amiga das dietas das internets. A gente já usou essa tapioca pra fazer pudim, lembra? Ah, isso não foi uma alteração minha caso estejam pensando. Dessa vez minhas alterações foram para o modo de preparo… A receita original manda misturar a tapioca hidratada com o restante dos ingredientes já quentes e bater na batedeira. Não sei como é em uma batedeira industrial, mas a minha não deu conta de triturar a tapioca o suficiente para o sorvete ficar homogêneo, então apelei para o liquidificador. Com medo de na segunda vez a batedeira não dar conta de novo já fui direto pro processador e funcionou maravilhosamente! Se você não tem processador tente a batedeira e se ela não der conta vá de liquidificador, vai ficar um sorvete bem lisinho. Ah, e o caramelo de mel das fotos tem receita aqui!

sorvete de tapioca

Sorvete de Tapioca – original aqui
xícara de 200ml

1 x de tapioca granulada
1 x de água
200ml de leite de coco
1 litro de leite
1 caixinha de creme de leite (200g)
2 x de açúcar cristal
1 x de leite em pó

Junte a água e a tapioca e reserve enquanto hidrata.
Junte os demais ingredientes e leve ao fogo mexendo até levantar fervura. Desligue o fogo e junte a tapioca hidrata que vai ter virado uma pedra. Bata no liquidificador (de 2-3 vezes se necessário) até ficar homogêneo. Leve ao congelador até começar a endurecer.
Bata no processador, ou em uma batedeira industrial super potente, até quebrar os  cristais que terão se formado. Volte ao congelador e retire meia hora antes de servir.

Salvar