Caipirinha de Maracujá bem simples

Caipirinha de maracujá que pode muito bem ser ou não uma caipirinha já que não tem nem limão nem cachaça…

caipirinha de maracujá

Tá, para os puristas de plantão: isso não é uma caipirinha de maracujá de verdade. Eu nem sei se um drink com outra fruta que não limão poderia ser considerada caipirinha, falando de forma mais estrita. A questão é que era assim que esse drink era chamado quando ele ganhou fama e foi assim que ficou.

E essa fama veio principalmente uns 15-20 anos atrás. Na época era impossível, por essas bandas, ir numa festa grande e não ver um “bar de caipirinhas”. Nesses bares dava pra encontrar versões com várias frutas, sendo as mais comuns morango, kiwi e maracujá. E claro, sempre com vodka. Não sei muito bem se essa escolha era por a vodka ter um sabor mais neutro ou pelo preço mesmo…

Enfim, é um drink simples de fazer, bem perfumado e refrescante. E claro, que aceita várias mudanças. Dá pra retirar completamente o açúcar, ou trocar por mel, xarope simples, xaropes perfumados, até xarope de maracujá. Dá pra trocar a vodka por cachaça, ou rum, ou tequila e inventar um drink completamente novo. Vai ser caipirinha de maracujá? Não. Mas garanto que vai ficar uma delícia. O que eu não aconselho fazer é bater tudo de uma vez pra agilizar o processo. O drink é feito em duas etapas pra bater bem a polpa sem diluir a bebida…

Caipirinha de Maracujá

1 maracujá
1/2 dose de açúcar
2 doses de vodka
gelo, muito gelo

Abra o maracujá e transfira a polpa para uma coqueteleira. Junte o açúcar e algumas pedras de gelo e bata por pelo menos 1 min. Acrescente a vodka e mistura rapidamente. Com um garfo segure as pedras de gelo e transfira o drink para uma taça de coquetel, deixando as sementes irem junto. Finalize com uma flor e sirva em seguida.

Salvar