Hokkaido, gin e saquê juntos

Hokkaido é um drink meio que antigo, suave, fácil e simples, e cujo nome é só uma conexão besta entre uma cidade e uma bebida nacional.

hokkaido

O saquê é um fermentado de arroz originário do Japão, e por isso mesmo uma das primeiras coisas que algumas pessoas lembram quando pensam no país. Feito apenas com arroz, água e Koji (o fungo que vai fermentar o arroz), o saquê na verdade pode ser uma bebida complexa, com muita história e papel importante em vários momentos da cultura de várias regiões do país. Mais ou menos como o vinho para outras culturas.

Aqui no Brasil ele ficou muito famoso com as saquerinhas, versões coloridas de caipirinhas feitas com saquê, açúcar e a fruta escolhida. Muitas versões são realmente gostosas. Mas o saquê além de ser muito gostoso puro, acaba fazendo parte de vários drinks interessantes. É o caso do Hokkaido. O nome parece ser apenas uma referência a uma cidade famosa do Japão, e não consegui achar nenhuma conexão maior que essa apesar de o drink existir desde 74 com essa mesma formulação. Resolvi manter o nome como no original, com os dois k’s já que a única alteração que fiz na receita foram as marcas das bebidas.

A combinação do saquê com o gin fazem desse cocktail uma bebida bem forte, então é melhor servir pequenas doses, como a da receita abaixo. Apesar disso, o sabor é suave e as duas bebidas não brigam entre si. O Cointreau traz um perfume a mais pro drink e pode ser substituído por qualquer Triple Séc ou mesmo por um licor de laranja caseiro que não seja muito doce.

Hokkaido – original aqui

1 1/2 dose de Gin
1 dose de Saquê
1/2 dose de Cointreau

Junte todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e bata até tudo ficar gelado. Sirva em uma taça rasa, sem guarnição.

————————————
Em 2015: Caipirinha de Maracujá
Em 2017: Suspiros marmorizados
Em 2019: Rolls de laranja