Costela na Pressão

Depois de tanto chocolate na semana que passou…melhor começar essa com alguma receita salgada né?

Essa receita de costela chegou aqui no Cozinha através do meu irmão* que anunciou uma receita muito fácil e muito boa. Precisava dizer mais nada! Se bem que na hora que ele falou “costela na panela de pressão” eu titubeei um pouco… sempre tenho um pezinho atrás com a bendita panela. Eu tenho meio que medo da panela de pressão, mas elas são seguras se você tomar alguns cuidados:

Verifique sempre se a válvula não está entupida.
Confira a borracha/anel de vedação; se ela estiver rachada ou larga a panela não pega pressão direito.
Em hipótese alguma sacuda a panela, ou tente abrir enquanto ela estiver com pressão. Começou a chiar deixa ela quietinha lá no canto fazendo o trabalho dela.
Só acelere o processo de liberar a pressão se a sua panela tiver um mecanismo pra isso ou se você já tiver experiência com ela. Não me vai usar a panela pela primeira vez e tentar fazer isso.

Tomadas essas precauções… a receita realmente é moleza e em 10min você coloca tudo na panela e ela faz todo o serviço. Daí você só precisa escolher a travessa onde vai servir.
costela 1Costela na Pressão

1kg de costela bovina
2 limões – usei capeta
3 cebolas médias
3 tomates médios
1 colher sopa de sal
temperos a vontade – usei curry e pimenta do reino
costela montagemLimpe a costela tirando os excessos de gordura e possíveis sobras de tecido conjuntivo (ai que saudade da confeitaria). Esprema os limões e passe o suco deles na carne pra ajudar a limpar. Passe o sal e o tempero escolhido em todos os pedaços da costela tendo certeza que nenhum ficou de fora. Reserve.

Descasque a cebola e corte fatias de cerca de 1cm de espessura. Fatie o tomate da mesma forma. Na panela de pressão forre o fundo com as cebolas, cubra com o tomate e por último os pedaços de costela. Não precisa colocar água por enquanto. Leve pra cozinhar e quando começar a chiar conte 25min. Tire a pressão e veja se a carne já está no ponto. Se precisar de deixar mais tempo coloque um pouco de água junto para não queimar. Cerca de 1/2 copo de água para mais 10 minutos. O ideal é não colocar muita água no início para que a cebola e o tomate possam caramelizar. Quando a carne estiver cozida é só transferir para uma travessa e servir.
costela 2* Essa receita foi vista em uma comunidade de amigos dele sem nome de dono escrito. Se foi você quem criou, ou se sabe o nome do dito cujo, por favor avise para que eu possa dar os devidos créditos! 😉

** Também já tentamos com costelinha de porco e ficou uma delícia! Nesse caso 20minutos na pressão foram o suficiente.

Salvar