Bolinhos fritos de chocolate #cozinhadepascoa

Bolinhos fritos de chocolate parecendo um primo do bolinho de chuva, e com uma cobertura bem suave de chocolate branco!

bolinhos fritos de chocolate

Deixa eu começar do começo: eu não tenho ideia do nome dessa receita. O artigo de onde ela veio menciona donut holes e munchkins. Donut holes são as bolinhas retiradas do meio do donut quando você corta a rosquinha; seria um mini sonho. E munchkins são personagens do Mágico de Oz. Boa sorte costurando essa história…

Mas o ponto é que são bolinhas de chocolate que são fritas e então cobertas com uma espécie de ganache bem molinha. O sabor da massa é de um chocolate bem intenso, graças ao chocolate derretido e ao chocolate em pó. E isso combina muito bem com a cobertura de chocolate branco que é mais docinha. É claro que dá pra fazer só os bolinhos fritos, fica bem gostoso também.

E antes da receita, deixa só eu deixar uma dica: fritar uma massa rica em chocolate é complicado porque você não vê a massa ficar dourada. Eu dou a dica de usar um termômetro, mas nem todo mundo vai ter essa ferramenta. Então frite um, veja como ficou, observe a aparência dele logo antes de tirar do óleo. E então tente repetir com os outros.

bolinhos fritos de chocolate

Bolinhos fritos de chocolate – original aqui

30g de manteiga
40g de chocolate meio amargo picado
1 xícara de farinha de trigo
6 colheres sopa de açúcar
6 colheres sopa de chocolate em pó
3/4 colher chá de fermento em pó
1/4 colher chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher chá de sal
1 ovo
1/4 xícara de leite
1/2 colher chá de limão

Misture o leite com o limão e deixe descansando por 20min. Enquanto isso junte a manteiga e o chocolate picado e leve ao banho-maria até que eles derretam e formem uma mistura homogênea.

Em uma vasilha misture a farinha, o açúcar, o chocolate em pó, o fermento, o bicarbonato e o sal. Em outra bata o ovo com o leite azedo; quando eles estiverem misturados adicione a mistura de chocolate e manteiga e bata bem. Junte essa mistura líquida na vasilha dos secos e misture tudo apenas até formar uma massa homogênea. Cubra com plástico e deixe na geladeira por 30min.

Divida a massa em pequenas porções, de cerca de 1 colher sopa, e modele bolinhas com essas porções. Esquente uma panela com óleo suficiente para fritar essas bolinhas sem que elas encostem no fundo da panela. Quando o óleo estiver quente, baixe o fogo e frite algumas bolinhas de cada vez. É difícil ver o ponto da fritura por conta de cor da massa; retire uma do óleo com uma escumadeira e veja se ela fica opaca, se sim já está pronta.

Se você tiver um termômetro pode manter a temperatura do óleo estável e contar quantos minutos são necessários para uma ficar pronta, e então repetir com o restante da massa.

Glacê branco

100g de chocolate branco
2 colheres sopa de leite

Pique o chocolate e junte com o leite em um banho-maria até derreter. Banhe os bolinhos já frios.

bolinhos fritos de chocolate

—————————
Em 2015: Costela na pressão
Em 2016: Bolo temperado de Mel
Em 2018: Mr. President