Brigadeirão – sem liquidificador

Brigadeirão, super denso e cremoso, com o sabor tradicional do brigadeiro e sem liquidificador pra ficar mais fácil!

brigadeirão

Ou com liquidificador, se você preferir… Isso porque, nessa receita, ele serve apenas pra misturar tudo muito bem, já que nada precisa ser triturado. E essa foi uma das mudanças entre a primeira vez que fiz essa receita e essa versão de agora. Comecemos por esse detalhe então!

A primeira versão desse post é de 2015, quando vi a versão original dessa receita no site da M de Mulher, experimentei e gostei, e ele virou um post aqui no Cozinha. Corta pra 2022 com muitas das fotos antigas do site perdidas e muito mais experiência na cozinha acumulada. Resolvi que já era hora de atualizar não só as fotos, mas a receita também.

Na época duas coisas me chamaram a atenção nessa receita: ser feita no forno, já que eu só conhecia brigadeirão de micro-ondas, e levar leite em pó. Eu achava que o resultado denso e sem furinhos que eu tinha gostado tanto era mérito do leite em pó na massa. Alguns anos cozinhando, e muitos pudins depois, aprendi que não era o caso. Tanto que a versão que tá escrita abaixo não leva mais leite em pó e continua dando num brigadeirão denso e cremoso como eu gosto.

O que eu fiz foi trocar as 5 colheres de leite em pó por 1 ovo a mais na receita. Só. Não é uma mudança muito grande, mas foi o suficiente pra resolver um problema: não existe pacote de leite em pó pequeno o bastante pra apenas essa receita, e esse não é um ingrediente que eu tenho sempre em casa. E eu queria não precisar comprar um ingrediente só pra poder fazer esse brigadeirão.

brigadeirão

Pra quem se perguntar sobre o leite condensado: pra mim ele é o que diferencia um pudim de chocolate de um brigadeirão. Dá pra fazer sem? Dá. Fica a mesma coisa? Não. Ou pelo menos eu ainda não provei uma receita que ficasse. Então ainda topo comprar uma lata só pra poder fazer essa receita.

Outra mudança foi fruto da minha preguiça. Eu odeio lavar liquidificador. Principalmente depois que todos começaram a ser feitos com um fundo não desacoplável. E quando parei pra pensar nessa receita me toquei que ela pedia pra bater no liquidificador e depois deixar descansando. Pra quê isso? Pro ar dissipar!

Explico: quando a gente bate qualquer coisa no liquidificador, além de triturar, ele incorpora muito ar na mistura. E quando a gente quer um pudim sem furinhos, ou bem denso como esse brigadeirão, é preciso deixar esse ar ir embora. Por isso a receita pedia pra descansar a massa uns 15min depois de bater.

brigadeirão

Daí pensei que era só não bater ué. Eu bati os ovos com um fouet apenas o bastante pra eles ficarem homogêneos, e então apenas misturei os demais ingredientes, até a massa ficar homogênea. E não deu mais trabalho do que usar o liquidificador pro mesmo resultado. É claro que se você preferir usar o aparelho, pode. Tá na receita explicado igual aqui. Mas fica a dica eterna: se a ideia é só bater (não triturar) o liquidificador não precisa ser essencial.

A última mudança foi pequena: antes eu usei raspas de chocolate pra enfeitar, e aqui voltei pro clássico chocolate granulado. É uma questão de gosto e acho que tanto faz qual você prefere.

Falando em preferências, a última mudança; que eu não faço mas você pode estar cogitando: o chocolate em pó! Eu gosto do resultado com o chocolate em pó 50%, aquele que é só cacau e açúcar misturados. Fica um brigadeirão bem intenso mas ainda bem docinho. Se você preferir trabalhar com cacau saiba que vai ficar muito mais amargo; por isso eu aconselharia reduzir para 3/4 de xícara. Pra quem gosta de trabalhar com achocolatado: eu não aconselho, acho que o sabor fica muito lavado. Ainda assim, se você for fazer com ele, aconselho ignorar o açúcar pedido na receita pra não ficar muito doce.

brigadeirão

Brigadeirão

Sabrina - CozinhaRoman

Ingredientes
  

  • 3 ovos
  • 1 lata leite condensado
  • 1 xícara leite
  • 1 xícara chocolate em pó
  • 1/4 xícara açúcar
  • 15 g manteiga derretida
  • 1 pitada sal
  • manteiga para a forma
  • granulado para servir

Instruções
 

  • Unte uma forma redonda, de furo no meio, com manteiga. Prepare um refratário, onde caiba a forma, colocando no forno, com água até a metade e ligando o forno a 200C.
  • Junte todos os ingredientes em uma vasilha, na ordem que preferir, misturando bem a cada adição, até conseguir uma massa líquida e homogênea. Ou junte tudo no liquidificador, bata até ficar homogêneo e deixe descansar por uns 15min até as bolhas de ar dissiparem.
  • Transfira a massa para a forma untada e leve ao forno, dentro do refratário com a água já quente, por cerca de 1h. O ponto é quando o topo está seco e, ao sacudir a forma*, o pudim se mexe mas não está mais líquido.
  • Espere esfriar, cubra e leve para a geladeira por, pelo menos, 8h. Então esquente o fundo e a lateral da forma um pouco e desenforme em um prato. Cubra com o granulado e volte a geladeira até a hora de servir.

Notas

* se for sacudir a forma para ver o ponto, por tudo que é mais sagrado, retire a forma da água quente primeiro!

Salvar