Pudim de pão que parece bolo

Pudim de pão que parece bolo porque sim, existem dois tipos de pudim de pão (e eu amo muito os dois). Tem o pudim mais tradicional, assado em banho maria, e que fica parecendo o pudim de leite condensado… E tem esse pudim que é pudim só no nome já que é assado como um bolo e fica mais sequinho por fora e super úmido por dentro.

pudim de pão

Essa é daquelas receitas de mãe, com medidas de mãe (que foram convertidas, pode deixar) e nas quais a gente não mexe de jeito nenhum. Mas que aceitam ser mexidas também. Lembro desse pudim desde sempre, teve época que ficou parecendo mais bolo, teve época que andou meio sumido… Mas volta e meia a gente redescobre ele. Principalmente quando tá sobrando pão no congelador. É que pão velho, aqui, a gente congela, pra depois fazer torrada… ou pudim de pão!

Como disse, não mexi em nada na receita além de ter convertido as medidas caseiras para as medidas padrão. E tem a canela, ela é opcional. Dessa vez eu só polvilhei por cima, mas também fica uma delícia de colocar direto na massa. E pra quem não gosta dá pra fazer sem que também fica ótimo! Só não esquece de fazer um café pra acompanhar, tirar uma foto e marcar a gente (@cozinharoman) no instagram!

pudim de pão

PS1: eu uso um tabuleiro de 19x29cm porque é a melhor opção que eu tenho. Mas se você tiver um de 15×30 o pudim não vai ficar tão baixinho, o que eu considero uma melhora.

PS2: pra quem tiver curiosidade, teve uma época que a gente acrescentava 1 xícara de farinha de trigo na massa. Dá pra bater tudo no liquidificador, ou fazer com um passo a passo igual do bolo de cenoura tradicional. A textura fica muito mais parecida com um bolo comum, mais sequinha e fofinha. Eu confesso que gosto muito mais da versão sem farinha e com textura de pudim sequinho.

pudim de pão

pudim de pão

Pudim de Pão (que parece bolo)

Ingredientes
  

  • 4 pães de sal
  • 500 ml leite
  • 3 ovos
  • 3/4 xícara açúcar
  • 1/2 colher sopa fermento em pó
  • canela em pó opcional

Instruções
 

  • Junte todos os ingredientes, exceto o fermento e a canela, e bata no liquidificador até ficar homogêneo.
  • Acrescente o fermento e bata um pouco, só pra misturar.
  • Transfira a massa para um tabuleiro, com cerca de 15x30cm, untado. Cubra com a canela em pó e leve ao forno a 200C até assar.
    O teste do palito funciona nessa receita.