Pão de ló sem glúten

Pão de ló, com apenas 3 ingredientes e resultado leve e fofinho, mas sem glúten!!!

Já vou começar cortando a onda de quem tá de dieta: essa não é uma receita light, diet ou baixa em calorias ou carboidratos. Se você tá querendo perder peso, ganhar massa ou mandar a pochete embora corre pra nutricionista. Maaas se você só tá atrás de um bolo fofinho pro café e não pode ingerir glúten, aí sim essa receita é pra você. Na verdade se você só tá afim de um bolo fofinho já tá valendo…

Essa receita veio de um calendário de 1979 cheio de receitas da Maizena que estava no meio dos cadernos de receita mais antigos. E na verdade o nome original é “Almofadas Francesas”, e todos compreendemos porque eu troquei né? Quando fui ler a receita percebi que era exatamente um pão de ló, mas com Maizena no lugar da farinha e um glacê esquisito por cima, cortados em quadradinhos e servido numa bandeja chique.

Como fiquei muito curiosa resolvi não mudar nada na receita do bolo, e ainda bem porque tá tudo na medida direitinho pra dar certo. Mas ignorei o glacê estranho e fiz o meu de sempre de açúcar de confeiteiro misturado com limão. E claro que ele é totalmente opcional já que você pode fazer um bolo simples pro café, ou usar como base para um bolo confeitado ou pavê.

Só tem um porém, temporário, nesse caso todo de substituição: eu ainda não testei essa receita pra fazer rocamboles, então não garanto que esse pão de ló enrolaria tanto quanto o original. Até fazer mais testes fica a recomendação de só usar como bolo mesmo.

Pão de ló sem glúten

4 gemas
4 claras
1 xícara de açúcar
1 1/2 xícara de amido de milho
raspas de 1 limão pequeno – opcional

Ligue o forno a 180° para ir aquecendo.
Bata as gemas com o açúcar até formar um creme claro e bem mais volumoso. Adicione o amido de milho (e as raspas de limão se for o caso) aos poucos e misture até incorporar totalmente.

Bata as claras em neve e adicione a massa em três partes: primeiro adicione um terço das claras e misture vigorosamente até incorporar totalmente. Adicione mais um terço e misture delicadamente também até incorporar. E por fim repita com o último terço.
Transfira para uma forma com papel manteiga e leve ao forno por cerca de 20min até dourar.
Espere esfriar um pouco tanto pra cobrir com o glacê quanto para desenformar e cortar.

Glacê – opcional

açúcar de confeiteiro
suco de limão

É só misturar os dois medindo a consistência com mais ou menos suco e espalhar sobre o bolo.

———————————–
Em 2015: Pudim de pão que parece bolo

Salvar

Salvar