Samosa, samusa, chamuça, hein?

Nome estranho né? Eu conheci como samosa e quando fui pesquisar sobre achei essas outras versões de nome. Também achei exemplos de samosas indianos, portugueses, moçambicanos (moçambiquenhos?) e paquistaneses…

Samosa é basicamente um pastel de massa fininha, muito bem recheado e frito. Sabe aquele nosso pastel de queijo que tem um vendaval dentro junto de uma fatiazinha de queijo? Não é o caso aqui. É bastante recheio mesmo! Pra valer por uma refeição se você fizer o tamanho grande, como eu fiz.
samossa fbEssa receita veio lá do Quiche de Macaxeira e eu não mudei nada além do tempero do recheio… mas como tempero é uma coisa bem pessoal isso nem conta né?
Ah, eu também dobrei a receita pois quando vi que o rendimento era de apenas 4 pasteis achei que não daria aqui pra casa (somos 3). Fiz 8 pastelões e sobrou…. cada pastel fica bem grande e pesado (muito recheio lembra?), então fica minha sugestão de dividir a massa em mais bolinhas e fazer pasteis menores se a sua ideia for para lanche ou petisco.

Mais duas coisas: é legal comer ainda quentinhos que é quando estão mais crocantes. Mas confissão de quem comeu no dia seguinte, já frio e dormido: continua muito bom! E não ligue muito para as medidas aproximadas, eu sei que cada batata, cada pimentão são de tamanhos variados. Mas isso é mais comum em receitas salgadas e seu pastel não vai desandar porque o brócolis que você usou era maior. Na verdade essa indefinição é uma liberdade que a gente tem para inventar o recheio que achar melhor.
samossa ptSamosa – original aqui
xícara de 240ml

massa:
4 xícaras de farinha de trigo
4 colheres sopa de creme de leite de caixinha
60g de manteiga sem sal derretida
2 colheres chá de açúcar
cerca de 1 xícara de água – depende

recheio:
3 batatas médias
3 ramos de brócolis – com os talos
1 cenoura média ralada
1 pimentão vermelho
cerca de 15 azeitonas verdes sem caroço
sal, pimenta e temperos a gosto

Descasque e pique as batatas em cubos. Limpe e pique os brócolis mais ou menos do mesmo tamanho. Leve-os para cozinhar em uma panela com água sem sal.
Enquanto isso rale a cenoura e pique o pimentão e as azeitonas em cubinhos pequenos e reserve.
Quando a batata e o brócolis estiverem macios escorra a água e amasse-os juntos. Eu amassei com um garfo mesmo. Misture esse purê ao resto do recheio e tempere a gosto.
samossaPara a massa misture todos os ingredientes menos a água. Vá acrescentando a água aos poucos e misturando a massa até formar uma bola lisa. A massa não gruda na bancada nem nas mãos, então não se preocupe em enfarinhar nada.
Corte a massa em 8 (ou mais) pedaços e com o rolo abra cada um em um disco. Recheie cada disco com uma parte do recheio e feche dobrando as beiradinhas para formar o babado. Não precisa preocupar em ficar apertando muito.
Frite um pastel de cada vez em óleo bem quente.

Salvar