Arroz Doce Caramelado #cozinhajunina

Arroz doce caramelado com um sabor muito suave, uma cor linda e um passo a passo bem simples. E um gostinho de memória…

arroz doce caramelado

O arroz doce caramelado não foi muito presente no meu dia a dia quando pequena. Minha mãe sempre fez mais o arroz doce tradicional. Mas eu lembro de várias vezes ficar vendo ela fazer o doce e ouvir ela contar que, a certa altura, minha vó “queimaria” um tanto de açúcar pra jogar no arroz doce. Provavelmente eu provei sim essa versão quando pequena, mas não consigo me lembrar.

Só que quando eu finalmente peguei as panelas pra mim, comecei esse site e fui ficando mais curiosa… O inevitável aconteceu e resolvi experimentar colocar o tal açúcar queimado no arroz doce. E sim, eu prefiro muito mais essa versão! Principalmente por conta do sabor extremamente suave de caramelo. Sabe o sabor da calda do pudim? É ele, mas bem, bem, suave. E junto da textura do arroz doce!

arroz doce caramelado

Agora, tem dois jeitos de fazer esse arroz doce caramelado: queimando o açúcar, colocando leite por cima e depois acrescentando um arroz já cozido. Ou do jeito que eu descrevo abaixo. É como eu aprendi a fazer e também como faz mais sentido pra mim. Mas isso não quer dizer que o método acima tá errado, certo?

As outras variações possíveis são os temperos. O arroz doce tradicional aqui é feito com casca de laranja junto do pedaço de canela. Fiquei com medo da laranja brigar com o caramelo e não coloquei. Mas é claro que dá sim pra colocar. Também dá pra colocar cravo, anis, limão, e mais outros temperos e especiarias que aparecem em outras receitas. Afinal, essa é a graça dessas receitas tradicionais: cada casa vai adaptando aos gostos da família e criando a sua própria receita!

arroz doce caramelado

Atualização: em 2022 gravei um vídeo com o passo a passo dessa receita, aproveitei para mostrar alguns pequenos truque (como o leite adicionado em duas partes) que deixo na receita abaixo, agora atualizada também. Aproveito pra mostrar como a tonalidade do doce pode variar conforme queimamos o açúcar. Nas fotos originais, acima, dourei o açúcar bem pouco por medo de queimar. Já no vídeo, e na foto adicionada na receita, o açúcar foi dourado até realmente quase queimar, resultando num doce menos amarelado e mais para tons de marrom.

arroz doce caramelizado

Arroz Doce Caramelado

Ingredientes
  

  • 1 1/4 xícara arroz cru veja notas
  • 4 xícaras água fria
  • 4 xícaras leite
  • 2 xícaras açúcar
  • 1 pedaço canela - opcional

Instruções
 

  • Bata 1/4 de xícara do arroz cru no liquidificador até ficar bem quebrado. Em uma panela bem grande junte todo o arroz e a água. Leve ao fogo médio, semi tampada, até o arroz cozinhar e a água secar quase toda. Se a água secar e o grão ainda estiver duro adicione mais água e deixe cozinhar mais tempo.
  • Junte 3 xícaras do leite, o pedaço de canela e metade do açúcar. Misture bem e deixe cozinhar em fogo baixo até o caldo engrossar, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo.
  • Nesse ponto em outra panela derreta o restante do açúcar e deixe dourar até virar um caramelo. Mexa açúcar durante esse processo para que não queime a parte de baixo sem derreter a parte de cima.
  • Desligue o fogo das duas panelas e adicione o açúcar dourado no arroz. Faça isso aos poucos e com cuidado porque pode borbulhar e espirrar bastante. Adicione também o restante do leite e volte ao fogo médio mexendo até o açúcar derreter completamente e o caldo engrossar de novo.

Notas

Esse truque de quebrar o arroz ajuda na consistência mais cremosa sem que seja necessário o uso de um tipo especial de grão. Se for usar arroz para risoto ou para comida japonesa não precisa fazer isso.
 

 

——————————–
Em 2015: Samosas
Em 2016: Pé de moleque (da minha infância)
Em 2018: Vinho do Bispo