Samosas nigerianas crocantes e bem recheadas

Samosas são uma espécie de pasteis bem recheados, comuns em vários países ao redor do mundo. Hoje temos uma versão nigeriana!

samosas

Essa receita veio parar na minha mão enquanto eu procurava por culinárias de outros países e passeava por blogs estrangeiros. A versão original vem do Nigerian Food TV, e seu passo a passo é bem simples, contando inclusive com vídeo do passo a passo da montagem. Tanto o texto quanto o vídeo estão em inglês, mas as imagens da montagem são bem explicativas.

E por aqui no Cozinha já tivemos outro tipo de Samosas, as indianas, mas dessa vez tiradas de um site brasileiro mesmo. Eu percebi 3 grandes diferenças entre as duas versões. Enquanto as indianas foram feitas com manteiga e creme de leite na massa, as nigerianas tem apenas óleo. Isso altera a textura da massa, mas eu confesso que gosto das duas. Outra mudança é que o recheio das samosas nigerianas tem como base carne moída, já as indianas são vegetarianas. O recheio é algo bem fácil de ser mudado, inclusive dá pra pegar a massa de uma e o recheio da outra.

A última diferença é o formato e o tamanho, mas eu não sei o quanto eu fui fiel ao tamanho original de cada uma. Ainda assim, quando fiz a versão indiana, fiz pasteis grandes, tipo lanche mesmo; já para essa versão nigeriana preferi fazer versões tipo petisco, bem pequenas. Gostei mais assim, a proporção de massa pra recheio fica mais agradável, eu acho. E falando nessa proporção, foi a única mudança que eu fiz a partir da versão original: precisei fazer muito mais massa para o tanto de recheio que eu tinha. Adequei isso na receita abaixo, e as quantidades descritas são o suficiente para 24 samosas pequenas.

Por último, um detalhe sobre dois ingredientes. Na receita está escrito apenas carne moída, eu costumo usar acém, mas qualquer corte serve, então use o corte que você tiver costume para fazer molhos ou almôndegas. E quanto às ervilhas, podem ser enlatadas ou congeladas. Normalmente eu tendo a preferir as congeladas, pois elas tem uma textura mais firme. Mas se for usar as enlatadas lave em água corrente primeiro, usando uma peneira para escorrer qualquer excesso de água, e adicione na panela depois de desligar o fogo.

samosas

Samosas Nigerianas – original aqui

150g de carne moída*
1 cenoura média
1/2 xícara de ervilhas*
1 dente de alho amassado
1/2 colher chá de curry em pó
1 cebola pequena
sal a gosto
gordura para refogar (óleo, azeite, manteiga, etc)

*mais sobre esses ingredientes no texto acima

3 xícaras de farinha de trigo
3/4 xícara de óleo
1 colher sopa de tomilho fresco**
2 colheres chá de sal
cerca de 3/4 xícara de água morna

**o tomilho é opcional e pode ser trocado pela erva que você achar mais gostosa.

Em uma panela refogue a cebola na gordura que você preferir usar. Quando ela estiver translúcida acrescente o alho, o sal e o curry e misture bem por cerca de 2 minutos. Adicione a carne e refogue até ela não estar mais crua. Adicione a cenoura e deixe o refogado em fogo baixo até ela ficar macia, então adicione a ervilha, misture bem e pronto. Desligue o fogo e deixe amornar antes de usar. Você também pode fazer esse recheio com um dia de antecedência e guardar tampada na geladeira até a hora de usar.

Para a massa misture a farinha o sal e o tomilho. Adicione o óleo e misture até conseguir uma farofa. Vá adicionando a água morna aos poucos até conseguir uma massa lisa. Cubra com plástico e deixe descansar 15min. Sove a massa até ela ficar elástica e divida em 12 pedaços. Deixe tudo coberto com plástico enquanto trabalha com cada pedaço de massa.

Para modelar cada samosa pegue um pedaço de massa e faça uma bolinha. Com um rolo, abra essa bolinha em um círculo até a massa ficar com no máximo 3mm de espessura. Corte o círculo na metade, cada uma vai virar uma samosa. Dobre o meio círculo em 3 partes formando um cone, com a parte reta sendo a boca do cone. Para fechar as “laterais” do cone molhe a borda da massa e aperte bem com os dedos. Preencha o cone com uma colherada do recheio pronto e feche a boca do cone molhando a massa e apertando bem. No final você deve ficar com um triangulo que lembra uma esfirra. Depois de montar todas as samosas frite por imersão em uma panela com óleo quente.

—————————–
Em 2015: Biscoito de Fubá e Limão
Em 2016: Bolo de Baunilha
Em 2017: Kahlua