Vinho Quente

Ganhou/Comprou um vinho que não era lá essas coisas? Fosse verão eu falava em sangria, mas em pleno inverno vamos de Vinho Quente!

Bebida antiga, o vinho quente é velho conhecido de quem lê histórias medievais, de George Martin a Bernard Cornwell. E o bom dessas bebidas antigas e com vária origens é que dá pra improvisar ao montes. A receita abaixo é só uma sugestão pra quem tá fazendo pela primeira vez. Dependendo do vinho disponível dá pra usar mais ou menos açúcar. Dá pra trocar os temperos pelos favoritos ou disponíveis, dá pra acrescentar mel, tirar a maçã ou trocar por outra fruta… Também dá pra servir coado, como fiz na foto, ou com os pedaços de fruta e especiarias. Tudo depende do gosto de quem vai beber!
A receita abaixo é o equivalente para 3 pessoas, mas vale aumentar a receita e fazer um caldeirão pra festa toda (alô festas juninas)! Bom apetite…
vinho quenteVinho Quente

4 colheres sopa de açúcar cristal
1 pau de canela
4 cravos
1 anis estrelado
1/4 colher chá de páprica doce
1/2 maçã em cubinhos
2 xícaras de água
1 xícara de vinho

Leve o açúcar ao fogo em uma panela junto do temperos. Quando o açúcar derreter e adquirir uma cor âmbar adicione a água e a maçã. Baixe o fogo e deixe cozinhando até que o açúcar derreta novamente e a maçã fique macia. Adicione o vinho e deixe em fogo baixo até começar a levantar fervura. Se quiser um drink alcoólico (embora pouco) desligue assim que começar a querer ferver. e quiser um drink em álcool deixe ferver alguns minutos antes de desligar. Sirva ainda quente, coado ou não.