Café ao Rum em um drink perfumado

Café ao Rum é um drink simples, com poucos ingredientes e com uma combinação que é a cara do inverno: café com rum (claro!). E um pouquinho de canela pra perfumar…

café ao rum

O nome original desse drink não tem nada relacionado ao que escolhi, mas ele também tem vários passos que eu não tô reproduzindo aqui. Primeiro é dito pra encher o copo com fumaça de cravos queimados. E eu tentei… Peguei o maçarico, um punhado de cravos, taquei fogo e enchi o copo com a fumaça. E o sabor ficou horrível. Extremamente amargo, suplantando totalmente o sabor do drink.

Ainda insisti na ideia de enfumaçar o copo e refiz a experiência com fumaça de canela dessa vez. Achei que faria sentido já que o drink é feito com xarope de canela… Mas a verdade é que não mudou tanto assim o sabor. É um passo que dá bastante trabalho se você não tiver um maçarico e que não faz tanta diferença. Então fica a dica: se você adora coisas defumadas, tem um maçarico e tá afim de brincar com essas coisas, encha o copo com fumaça de canela antes de servir o drink. Se você não liga muito pra essas coisas faça a versão simples do drink, continua uma delícia e com menos trabalho!

E antes de partir pra receita, deixa eu só lembrar o que é um dash. Tecnicamente 1 dash são 10 gotas, ou cerca de 1/5 de colher de chá. Eu mantenho meus bitters em vidrinhos de conta-gotas, e já meio que sei quanto de líquido no tubinho do conta-gotas equivale a 10 gotas; então já não me preocupo muito em ficar contando. E você pode usar bitters comprados prontos, caseiros ou bebidas muito amargas, como Campari por exemplo. Esse mês eu tenho experimentado o Campari como bitter em todos os drinks e tem funcionado bem.

Café ao Rum – original aqui

2 doses de rum
2 doses de café forte
1 dose de xarope de canela*
1 dash de bitter

Junte todos os ingredientes em uma coqueteleira cheia de gelo e bata bem. Coe em um copo baixo e sirva em seguida.

*Para fazer o xarope de canela ferva 4 colheres de açúcar com 4 colheres de água e um pedaço de canela até o açúcar dissolver. Deixe esfriar antes de coar e usar.

——————————–
Em 2015: Vinho Quente
Em 2017: Pão integral de Amendoim
Em 2019: Cupcakes Smores