Enroladinhos de pão de queijo com salsicha

Imagina aquele enroladinho de salsicha tradicional. Agora imagina que no lugar daquela massa fofinha de pão, tem uma casquinha de pão de queijo! Essa é a receita de hoje!

E essa também é mais uma receita sem origem certa, de mais um papelinho sem muita coisa anotada. (É que eu tô fazendo a limpa nas gavetas…rs) Não achei nada parecido nos sites/blogs/portais que costumo frequentar nem no primeiros “500” resultados do google, então já sabem né? Quem souber de onde esse trem veio é só contar aqui que a gente dá os créditos.

Não alterei muita coisa na receita, só aumentei um pouco a quantidade de queijo pra dar mais gosto. E gostei bastante do resultado. Enquanto a gente tá fazendo a massa parece que vai dar totalmente errado. Fica uma massa amorfa, não homogênea, muuito oleosa. Mas são essas características que vão resultar na casquinha crocante e não no pão de queijo tradicional.

Por isso mesmo, não aconselho essa receita pra quem quer fazer o pão de queijo simples. Pra isso tem receitas ótimas aqui, aqui e aqui. 😉

Enroladinhos de pão de queijo com salsicha

500g polvilho doce
2 xícaras de água
1 xícara de óleo
sal a gosto – usei 1 colher de sopa
2 ovos
1 1/2 xícara de queijo minas meia cura ralado
15 salsichas tipo cachorro-quente

Lave as salsichas, corte-as em 4 pedaços e deixe escorrendo. Leve ao fogo em uma panela a água, o óleo e o sal até ferver. Coloque o polvilho em uma vasilha e junte o líquido fervente. Comece misturando com uma colher. Quando estiver morno o suficiente para amassar com as mãos amasse a gororoba formada até ficar homogênea, ou o quão homogênea or possível.

Acrescente os ovos, um de cada vez, misturando bem a cada adição. Por último adicione o queijo e amasse bem. Prove a massa e acerte o sal. Ligue o forno a 230° para ir aquecendo.

Modele os enroladinhos cobrindo cada pedaço de salsinha com uma camada fina de massa. Não forme uma camada muito grande pois o resultado final fica muito pesado.
Transfira para uma assadeira, que não precisa estar untada, e leve ao forno até que dourem ou fiquem crocantes se o seu forno for igual o meu.

————————–

Enquanto isso em 2014: Cinnamon Rolls… sem canela

Salvar