Chocohotpots da Nigella

Certo, a receita de hoje é o meio termo entre o brownie e o petit gateau. Tudo vai depender de quanto tempo você deixar no forno. O que é bom pq né, tirando antes ou depois da hora, vai ficar delicioso de qualquer jeito…

A receita veio de um programa da Nigella que vi muuito tempo atrás, tanto tempo que não lembro mais qual programa foi… Pra variar, a receita foi anotada num papelinho e colocada junto das outras pra testar. Não consegui mais encontrar o video do programa legendado ou a receita em português, mas consegui o link da original em inglês. E como não mudei nada na receita, ela fica aqui mais por conta da tradução.
Os chocohotpots são literalmente potinhos de chocolate quentes. Ainda não saquei se o nome foi dado em função de serem servidos em potinhos, ou em função do bolinho murchar assim que sai do forno e acabar formando realmente um potinho de chocolate.
Como disse antes, a textura é de um brownie meio cru. Mas quem quiser pode deixar menos tempo no forno e conseguir um creme de chocolate quentinho, ou deixar mais tempo e conseguir um bolinho mais consistente.
Sorvete de flocos e morangos são só sugestões de acompanhamento, não lembro exatamente como ela serviu. Mas vai, alguém aí vê um bolinho quente de chocolate e não pensa em colocar uma bola de sorvete do lado??

Chocohotpots – original aqui
xícara de 240ml

100g de manteiga
125g de chocolate meio amargo
3/4 xícara de açúcar refinado
2 ovos
3 colheres sopa de farinha de trigo

Ligue o forno a 200° para já ir aquecendo. Unte 4 ramekins com capacidade para 250ml usando manteiga sem sal e reserve.
(Qualquer receita que seja assada em potinhos eu gosto de usar uma assadeira como anteparo para facilitar a colocação e a retirada do forno.)
Em uma tigela de vidro derreta o chocolate e a manteiga, isso pode ser feito tanto no microondas (de 30 em 30 segundos) ou em banho-maria. Reserve para que vá amornando.
Enquanto isso bata os ovos com o açúcar até formar um creme claro. Adicione a farinha e misture até que incorpore totalmente. A essa altura o chocolate já deve estar morno. Junte o chocolate aos ovos batidos e misture ligeiramente. A ideia não é incorporar muito ar, apenas deixar a mistura homogênea.
Divida a massa entre os ramekins previamente untados e leve ao forno por cerca de 25minutos. Eles estarão prontos quando o topo rachar. Se tirar um pouco antes o resultado será um creme de chocolate quentinho. Se tirar um pouco depois um brownie bem molhadinho. De qualquer forma fica bom.
Não se assuste com o comportamento deles: vão sair lindos do forno e em 30 segundos terão murchado e o meio vai se quebrar e separar das bordas. Daí é só aproveitar e colocar uma bola de sorvete por cima.

Salvar