Couve flor Gratinada

Couve flor gratinada com 3 queijos, um no recheio e dois na cobertura, e mais algumas ideias pra deixar do jeito que você preferir!

couve flor gratinada

Lá em 2015, eu vi essa couve flor num vídeo no Facebook, experimentei com algumas alterações e ela acabou virando um post. De lá pra cá mudei pouca coisa na receita, mas agora em 2022 resolvi fazer fotos novas e gravar um vídeo mostrando o passo a passo.

A versão do Facebook tinha cebola, que eu retirei, e não tinha presunto, que na época eu coloquei. Esse tipo de coisa. A versão mais nova perdeu o presunto e hoje é um boa opção pra um almoço sem carne*. Também usei apenas pimentão vermelho quando na primeira versão usei vermelho e amarelo. Por um motivo muito justo: era o que tinha na geladeira.

E aí a gente entra nos dois pontos principais na hora de escolher o recheio da sua couve flor gratinada: o que tem na geladeira e o que você gosta. Então outros vegetais como cenoura e cebola são muito bem vindos. O mesmo vale pros temperos. Já usei páprica picante, cominho e curry. Dessa vez apenas páprica defumada e curry. Mas qualquer tempero que você goste, incluindo ervas secas, tá valendo! Só é importante tomar cuidado com o sal dependendo dos queijos que você for usar.

couve flor gratinada

Falando em queijo, as opções! Não precisa ser exatamente os que eu usei. Um que faça “puxa” pro recheio, um cremoso pra cola e um que faça casquinha pra cobertura. Eu usei mussarela, requeijão e parmesão ralado na hora; mas pensando nos papeis deles é só fazer as trocas que achar melhor. E aí também é bom falar: sim, o requeijão fica molinho e escorre pra dentro e por fora da couve flor. Por isso é importante cobrir ela toda, mas não passar em excesso. É só cobrir todos os floretes pra que os temperos e o parmesão grudem neles.

Acho que com esses pontos dá pra fazer couve flor gratinada como você quiser aí na sua casa né? Então fica apenas o último detalhe: não, não tem medida. Isso varia pra caramba conforme o tamanho da couve flor, por isso achei melhor deixar as medidas em aberto. Pra quem prefere um direcionamento caso vá comprar a mussarela pra isso: pro vídeo que tá no final do texto eu cortei uns 150g de mussarela em palitos e sobrou. Ainda assim, se ficou alguma dúvida é só chamar!

———————–

*eu sempre tenho preguiça de falar em “prato vegetariano” na internet porque sempre tem um chato pra vir perguntar sobre o queijo achando que vegetariano e vegano sã a mesma coisa. Como aqui tem mais espaço pra isso fica a explicação: Vegetariano quer dizer que não tem carne, o corpo do bicho morto; Vegan quer dizer que não tem nenhum produto de origem animal, incluindo leite, mel, couro, entre outras coisas. Esse prato é vegetariano porque é sem carne; não é vegano porque tem produtos de origem animal (queijo).

couve for gratinada

couve flor gratinada

Couve Flor Gratinada

Sabrina - CozinhaRoman

Ingredientes
  

  • 1 couve flor
  • palitos de mussarela
  • pimentão vermelho fatiado
  • requeijão cremoso
  • sal
  • páprica defumada
  • curry
  • parmesão ralado

Instruções
 

  • Limpe a couve flor retirando as folhas externas e mantendo a cabeça da couve flor inteira. Cozinhe em água com sal até que os talos fiquem al dente. Retire da água e deixe escorrer um pouco antes de rechear.
  • Insira os palitos de mussarela e os pedaços de pimentão entre os floretes da couve flor, até rechear ela toda.
  • Misture o curry com a páprica, e um pouco de sal se for o caso. Cubra a parte externa da couve flor com essa mistura. E cubra tudo com o requeijão. Por último, espalhe o parmesão por cima.
  • Coloque a couve flor em um refratário maior que ela, e untado, e leve ao forno a 230C até dourar bem.

————————————————-

Em 2014: Bolo de Abóbora

Salvar