Pato com Laranja – mas pode ser frango

Eu fiz pato! Nunca tinha feito pato, na verdade só tinha comido uma vez…. E contra todas as probabilidades (cozinhando algo pela primeira vez, e salgado que não é bem meu forte) deu certo pra caramba! Méritos devem ir pra minha sorte e pra origem da receita: o programa do Seu Olivier no GNT.

E claro, mesmo cozinhando pato pela primeira vez, ainda mudei uma ou duas coisas na receita. Ignorei as batatas que acompanham já que tinha outros planos para aquele almoço. Também troquei o tipo de vinagre usado porque nem sonhando ia sair de casa, baixar no supermercado e comprar uma garrafa de vinagre que não tenho o costume de usar só pra seguir a receita a risca. E a maior mudança creio eu: não usei um pato inteiro e sim coxinhas de asa. Imagino que o resultado seja bem diferente é claro, mas fica registrado que não importa o corte, fica bom. Aliás, acho que pra quem não come pato deve ficar bom com frango também, já que frango com laranja é uma combinação certeira.

Pato com Laranja – original aqui

1 kg de pato – usei coxinhas da asa
3 laranjas – usei do tipo bahia
1 limão*
1/2 xícara de açúcar refinado
1/2 xícara de óleo
2 colheres sopa de vinagre de arroz
4 colheres de caldo de carne concentrado**
sal e pimenta do reino
cebolinha/salsinha a gosto

* eu usei limão capeta que é mais ácido então escolhi um pequeno, pra quem for usar o taiti ou o siciliano vale um limão grande.

** O caldo de carne concentrado pode ser substituído por 1 xícara de caldo comum ou por um tablete de caldo (eu evitaria esse se fosse você, meio que pro resto da vida)

Comece espremendo as laranjas e separando o suco. Retire a polpa restante em uma das laranjas e lave bem a casca, depois corte-a em tirinhas. O processo é parecido com o de fazer as casquinhas açucaradas.

Leve ao fogo em uma panelinha com 1 xícara de água. Quando começar a ferver conte 5 minutos e desligue. Separe a água em uma jarra e repita o processo mais duas vezes, sempre reservando a água da fervura.

Agora em uma panela grande aqueça o óleo. Tempere o pato (ou os pedaços) com sal e pimenta, a gosto, e transfira para a panela apenas para selar. Quando a pele estiver dourada retire o pato da panela e baixe um pouco o fogo. Se ainda tiver muita gordura na panela retire também. Essa gordura não precisa ser guardada para essa receita.
Na mesma panela junte o açúcar e espere um pouco para começar a derreter. Adicione então 1 xícara da água da fervura das laranjas e misture bem. Junte ainda o vinagre, o suco de laranja e o caldo de carne e misture bem.

Volte o pato para a panela e aumente o fogo novamente. Deixe cozinhando até que a carne fique macia. Isso pode demorar um pouco (ou bastante) então a medida que o líquido da panela for secando vá adicionando a água das laranjas. Dependendo da sua panela o pato não ficará imerso completamente no caldo, então não se esqueça de ir molhando todos os pedaços com o caldo a cada 15 minutos mais ou menos para que a carne não fique seca.

Quando a carne já estiver macia acerte o sal, retire o pato da panela e coloque na travessa em que for servir. Se o caldo ainda estiver muito líquido deixe ferve até reduzir e começar a engrossar. Adicione então as tirinhas de casca de laranja e o caldo do limão e baixe o fogo. Deixe por alguns minutos até que também fiquem macias mas não deixe o líquido ferver para que não amarguem. Coloque esse molho com as casquinhas sobre o pato e finalize com a cebolinha/salsinha picada.

Em 2014: Pão de Abóbora

Salvar

Salvar