Soda Bread – o pão para dias frios

Sabe aquela sensação de tirar o pão quentinho do forno, cortar uma fatia e passar manteiga? Agora acrescenta o fato de que não precisou ficar esperando crescer…

Já tinha ouvido falar algumas vezes nesse tal de Soda Bread, mas nunca tinha animado de experimentar. Isso até o céu resolver cair em forma de temporal bem no fim de semana que eu tava planejando fazer pão… Fui atrás de uma receita que não precisasse de deixar a massa crescendo em temperatura amena e aí lembrei do soda bread.
Esse pão tem esse nome porque leva bicarbonato de sódio (baking soda em inglês) no lugar do fermento. Isso mesmo, essa receita não leva fermento nem biológico nem de bolo. E por isso mesmo o pão não fica descansando antes de ir pro forno. É só sovar, modelar e pronto!

E também assa bem rapidinho. A quantidade da receita abaixo (metade da original) precisou de 20minutos de forno só. Mas também rendeu apenas um pãozinho pequeno, de uns 15cm de diâmetro. Se for fazer pra família toda recomendo pelo menos o dobro.
E também recomendo seguir o passo a passo da gambiarra pro forno pra garantir a massa crocante… 😉
Ah, milagrosamente não fiz nenhuma alteração nessa receita, apenas traduzi do inglês.

Soda Bread (pão com bicarbonato?!) – original aqui

210ml de buttermilk* –  também chamada de leitelho
2 xícaras de farinha de trigo – usei apenas branca
1 colher chá de bicarbonato
1/2 colher chá de sal

* para fazer o buttermilk misturei 190ml de leite desnatado com 20 ml de vinagre e deixei descansar por meia hora. Pode ser feito com leite integral, o desnatado é mais uma preferência minha.

Aqueça o forno a 200° e prepare as formas. Escolha duas formas de tamanho igual ou bem aproximado, unte e enfarinhe uma delas e reserve.
Em uma vasilha misture os ingredientes secos e vá acrescentando o buttermilk aos poucos. Quando a massa tiver virado uma bola grudenta vire em uma superfície enfarinhada e sove até ficar uma massa lisa e que não grude mais nas mãos. Formate um disco meio achatado e transfira para a forma enfarinhada. Com uma faca faça um corte m formato de cruz no meio da massa. Tampe com a segunda forma, virada de cabeça pra baixo. Isso vai garantir que nos primeiros minutos de forno o vapor da massa fique ao redor dela e é isso que vai garantir uma casquinha crocante no final.
Deixe no forno coberto assim por 15-20min, se for fazer receita dobrada deixe uns 30min. Depois desse tempo retire a forma de cima e deixe no forno até dourar ao seu gosto.

—————————
Em 2014: Pankoks, ou mini panquecas

Salvar