Bolo de Fubá com Polvilho – vegano e sem glúten

Fubá com polvilho como base de um bolo que saiu vegano e sem glúten, por acaso, e como lidar com uma despensa vazia.

bolo de fubá com polvilho

Eu queria fazer um bolo. Na verdade eu queria comer um bolo, mas pra isso eu precisava fazer um. Só que a farinha de trigo tinha acabado, a manteiga tava no fim, não tinha leite e os ovos estavam contados pro almoço. Fim de mês, um dia antes do dia de fazer compras e eu me vi com uma despensa pelada e querendo bolo. Fui ver o que tinha e o que dava pra inventar.

Tinha fubá, porque aqui sempre tem fubá pro angu, e tinha restinhos de polvilhos. O fubá é ótimo pra dar estrutura pro bolo, mas usando só ele o resultado pode ser meio seco, mesmo caprichando nas gorduras. Então resolvi experimentar e misturar o polvilho doce. No pão de queijo é ele que garante a umidade do miolo, dando aquela sensação de puxa de quando a gente parte o pão de queijo, sabe? Com esses ingredientes resolvidos o restante foi a base de um bolo vegano bem simples: óleo e água pra umedecer, açúcar pra ficar macio e docinho e, claro, fermento pra fazer tudo crescer.

bolo de fubá com polvilho

E gostei bastante do resultado! Ele tem texturas que lembram o pão de queijo mesmo, com umas casquinha seca que parece que vai esfarelar toda, e um miolo bem úmido e ligeiramente puxento. Mas com o sabor de bolo de fubá que eu tanto gosto! Ainda fiz essa receita mais algumas vezes pra rever proporções e pra experimentar com o polvilho azedo. Mas a versão favorita foi essa primeira mesmo com partes iguais de fubá e polvilho doce.

Agora, se você não gosta da textura puxenta, não tem polvilho, ou só prefere um bolo mais fofinho, é só trocar o polvilho doce por farinha de trigo. A textura e o sabor vão ficar diferentes e você vai ter um bolo de fubá vegano bem gostoso.

Por último, a água morna. Eu confesso que só usei água morna porque já internalizei que polvilho na receita é igual líquidos quentes. O polvilho azedo realmente precisa ser escaldado, mas o doce não precisa então, em teoria, a água não precisa ser aquecida. Mas como eu não testei usando água fria não quis arriscar escrever algo não testado. Se você fizer com água fria me conta se deu certo?

bolo de fubá com polvilho

Bolo de Fubá com Polvilho

1 xícara de fubá de milho
1 xícara de polvilho doce
3/4 xícara de açúcar
6 colheres sopa de óleo vegetal
1/2 colher sopa de fermento em pó
3/4 – 1 xícara de água morna

Misture os ingredientes secos, adicione o óleo e 3/4 xícara da água. Misture e veja a textura, se a massa cair em blocos da colher (ou do fouet) acrescente mais 1/4 de água, se a massa já estiver mais para líquida não precisa adicionar mais. Transfira a massa para uma forma de 20cm, redonda e de furo no meio, que já foi untada. Leve ao forno a 200C até que ele asse completamente. Espere esfriar antes de tirar da forma.

E não esquece: se fizer essa receita marca a #cozinharoman na foto pra eu poder ver tb!

—————————–
Em 2014: Pankoks
Em 2015: Soda Bread
Em 2016: Iemanjá, o drink
Em 2019: Ensaimadas