Bolo de chocolate (quase) sem gordura

Bolo de chocolate, simples, gostoso e fofinho, e inacreditavelmente sem nenhuma adição e gordura nos ingredientes…

Esse é, e não é, mais um simples bolo de chocolate. Desses pra tomar com café de manhã sabe? Sem recheios e coberturas, embora aceite bem, só aquela massa fofinha e farelenta de chocolate. O que eu achei o mais incrível foi o fato de a textura ficar tão boa sem a receita levar nenhuma gordura entre os ingredientes. Não dá pra dizer que é 0% de gordura porque sempre tem a gordura embutida dos outros ingredientes, é só ler os rótulos para achar. Mas essa receita não leva nem manteiga nem óleo, e o leite usado foi o desnatado que tem zero de gordura.

Aliás, essa foi uma mudança que eu fiz. No papelinho onde a receita tava anotada só falava leite, mas resolvi experimentar o desnatado e deu tudo certo! E sim, essa é mais uma receita que estava perdida em um papelinho sem nome de origem nem nada… E tio Google não ajudou muito também. Então já sabem né? Se essa receita é sua, ou se você sabe de onde vem, por favor me conta ali nos comentários pra eu poder dar os devidos créditos! (Tô querendo muito agradecer quem inventou essa…)

Bolo de chocolate (quase) sem gordura – original desconhecida

1/2 xícara de leite desnatado
1 colher sopa de limão
3 ovos
1 colher chá de fermento em pó
1 xícara de açúcar
1 xícara de chocolate em pó – 50%
1 1/2 xícara de farinha de trigo

Bata todos os ingredientes, menos o fermento, no liquidificador até ficar homogêneo. Acrescente o fermento e bata ligeiramente apenas para misturar.
Transfira para uma forma untada e enfarinhada* e leve ao forno a 200° até assar completamente.

*Quando vou desenformar o bolo e ele é de chocolate eu uso chocolate em pó no lugar da farinha para cobrir a forma, pra não ficar aquela camada branca feiosa…

 

Salvar