Doce Spritz

Primeiro Drink do ano! Tinha que ser algo refrescante e com cara de verão: gelo picado, limão, vinho branco… pra mim fez todo o sentido!

Eu tenho certas esquisitices quanto a comida, dentre elas a de que vinho tinto lembra inverno e vinho branco lembra verão. Vinho branco frisante então, é uma tarde ensolarada de alto verão! Daí fui atrás de um drink pra aproveitar a garrafa de frisante que tava na geladeira, e achei essa mistura de limão, mel e vinho branco.

Como sempre, foram necessárias algumas mudanças, algumas simples e outras que interferem muito no resultado final. O tipo de limão foi uma dessas: a original usa limão siciliano, eu usei taiti porque era o mais fácil de ter em casa. Já a mudança de vinho transforma completamente o resultado.

O drink original leva um Moscato específico que tá no link. Eu usei o frisante que eu já conhecia, gostava e já tava na geladeira. E você usa o vinho branco que você preferir, embora minha sugestão seja sempre usar um frisante. Afinal, é por conta do frisante que ele leva o nome de Spritz, bebida que tradicionalmente era uma mistura de água com gás e vinho.

Ainda nos diferentes tipos de vinhos, o quão seco ou não o vinho for vai interferir no quão doce o drink vai ficar. Então entenda a medida de mel mais como uma sugestão, sempre vale a pena provar antes pra ver se não precisa de mais.

Doce Spritz – original aqui
serve 2 taças

3 colheres sopa de mel
1 1/2 colher sopa de água quente
1 colher sopa de limão
250ml de vinho branco frisante
gelo picado a vontade
fatias de limão pra guarnecer

Dissolva o mel na água quente e junte o suco de limão. Divida essa mistura entre as duas taças. Junte metade do vinho em cada taça e complete com gelo picado.
Enfeite com uma, ou meia, fatia de limão e sirva em seguida.

——————————-
Em 2015: Salada de abacate, espinafre e ovo

Salvar