Bolo Gelado de Coco

Não dá pra ficar sem bolo, se isso não é uma verdade universal pelo menos é um objetivo que eu planejo alcançar. E pro verão nada melhor que bolo gelado! E de bolo gelado o meu favorito é o de coco!

Quem aí lembrou de festa de aniversário + bolo falso de isopor + pedaços de bolo gelado de coco embrulhados em papel alumínio escondidos dentro do bolo falso, favor deixar um oi nos comentários… 😉

Eu adoraria dizer que essa receita era a que alguém da família fazia quando eu era pequena e que o sabor é o mesmo de quando eu tinha 5 anos e qualquer coisa bonitinha assim…. Não rolou por motivos de:
1 – o bolo da minha infância é o bolo prestígio da minha mãe e não bolo de coco (foi mal)
2 – quem disse que eu acho receita desse bolo gelado em cadernos da família?

Assim, a receita de hoje veio do site da Casa e Jardim e não me arrependo, já que o bolo ficou muito bom! Ultra molhado, quase que um pudim, e docinho na medida. Até comigo errando a receita o trem ficou gostoso. É que eu meio que esqueci de jogar o coco em cima do bolo, e só fui lembrar algumas horas depois…

Mas tudo bem, hidratando o coco antes essa cabeça distraída não atrapalha tanto o resultado final. Tirando esse deslize, as maiores mudanças nessa versão são o fato de ser apenas meia receita, e com isso algumas equivalências mudaram ligeiramente, a ideia de hidratar o coco ralado antes de usar, e as 8 horas de geladeira antes de dormir. Quanto a isso não adianta, pra mim bolo bom é bolo dormido. Esse tempão na geladeira vai garantir que o bolo absorva toda a calda e fique com a consistência de pudim.

Ah sim, não embrulhei no papel alumínio mas foi por metade preguiça metade consciência ecológica. Pra quem também não quiser embrulhar é só manter o tabuleiro coberto, com o próprio papel alumínio mesmo.

Bolo Gelado de Coco – original aqui

2 ovos jumbo
1 xícara de açúcar refinado
320ml de leite
3/4 xícara de farinha de trigo
1 colher chá de fermento
100g de coco ralado
160ml leite condensado – meia lata
100ml leite de coco

Hidrate o coco colocando de molho em água filtrada ou leite e reserve.
Bata as claras em neve, até atingir o ponto de picos moles. Ainda batendo vá acrescentando todo o açúcar aos poucos.

Diminua um pouco a velocidade da batedeira (ou do seu braço) e acrescente as gemas, uma de cada vez, e 120ml de leite. Com uma espátula misture delicadamente e farinha e o fermento até incorporar completamente a mistura. Leve ao forno, já aquecido a 180°, em uma forma untada e enfarinhada, até dourar.

Enquanto o bolo assa faça a calda: misture os 200ml restantes de leite com o leite de coco e o leite condensado e reserve. Assim que o bolo sair do forno regue com a calda reservada. Não precisa furar o bolo nem nada, parece que vai ser muita calda mas é isso mesmo.

Cubra o bolo com coco hidratado. Lembre de, antes disso, escorrer qualquer excesso do líquido usado para hidratar o coco. Cubra com papel alumínio e deixe dormir uma noite (umas 8h) na geladeira antes de servir. Você pode servir inteiro ou cortado em pedaços e enrolado em papel alumínio igual “antigamente”. 😉

Salvar