Biscoito sablé que vira massa de torta

É biscoito, é massa de torta… tô gostando desse trem de receitas que podem ser várias coisas….

Essa massa é conhecida como massa Sablé na versão abrasileirada do nome, mas vocês também já podem ter visto como Pate Sablée, nome original em francês. Por aqui não tenho uma constância sobre usar  nome em português ou na versão original, vai o que der vontade na hora. Mas acho sempre bom explicar qual é qual, assim cada um pode escolher.

A massa sablé é bem parecida com a massa podre de empadas: esfarela fácil na boca, e não é muito doce. Embora normalmente eu veja receitas de massa sablé apenas como base de torta outra forma de usá-la e como biscoito. Aqui eu mostro as duas formas.
A receita abaixo é uma adaptação da receita que aprendi num curso do Senac. As mudanças foram as menores possíveis, feitas só pra possibilitar fazer a receita com medidas de volume (xícaras) e não de peso (gramas) e pra poder reduzir a receita na metade, como era minha intenção no início.

Só mais uma coisa, eu inventei de fazer os biscoitos com um cortador de flor e isso dificultou bastante minha vida pois o dia tava quente e a massa ia ficando mole enquanto eu cortava. Então fica a dica: pra dicas quentes prefira cortadores simples pra agilizar o trabalho, ou separe bastante tempo pra ficar indo e voltando com a massa da geladeira.

Massa Sablê – original Senac-MG

1 3/4 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar refinado
2 gemas
150g de manteiga em temperatura ambiente

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro e bem fofo. Acrescente as gemas e bata até ficar homogêneo. Adicione a farinha e misture delicadamente até incorporar tudo. Não sove a massa.
Leve para a geladeira por pelo menos 12h. Abra a massa entre dois plásticos filme para
que não seja necessário usar mais farinha. Ele também ajuda a evitar que a manteiga derreta com o calor das mãos.
Depois de aberta, transfira a massa para a forma desejada ou corte os biscoitos. Caso a massa esteja molenga volte para a geladeira (já na forma/assadeira) por uns 30min para gelar novamente.
De for assar uma torta já com recheio proteja as bordas com papel alumínio para que não queimem. Esse cuidado não é necessário para assar só a base da torta ou os biscoitos.

Salvar