Gengibre em calda

Amo gengibre! Mas detesto comer gengibre puro pois acho que a boca arde demais. Essa receita de gengibre em calda acabou se tornando uma das poucas exceções ao caso.

Explico: nessa conserva o gengibre acaba perdendo bastante da sua ardência, mais ou menos conforme o gosto de quem faz, mas mantém o gosto característico. E claro fica um pouco mais molinho, mas não totalmente. Pra mim, a melhor forma de comer gengibre, empatada lá no topo com balas de açúcar saborizadas.

É sempre bom avisar no entanto: a calda fica bem ardida, no início vá com calma!
A receita vem do ICKFD e não mexi nos ingredientes que já são bem básicos. Mas acabei mexendo nas proporções pra conseguir o resultado que queria. Isso não é exatamente um problema. Compotas em geral são assim mesmo, varia muito conforme a fruta/legume/raiz usada, e o ponto final desejado. Portanto vale usar as medidas abaixo como guia, mas não como regra inquebrável tá bem? E isso vale pra forma de cortar o gengibre também, eu prefiro lâminas tão finas quanto eu conseguir, mas dá pra cortar do jeito que quiser.

Mais um detalhe importante: o vidro TEM que ser guardado tampado e na geladeira para durar mais. Agora vou lá caçar milhares de receitas pra usar esse gengibre… 😉

Gengibre em calda – original aqui

1 parte de gengibre – 100g
2 partes de açúcar – 200g
6 partes de água – 600ml
água para ferver o gengibre

Descasque o gengibre e pese, é essa medida que será usada.
Fatie o gengibre bem fino e transfira para uma panelinha. Cubra com água em temperatura ambiente e leve ao fogo até ferver. Conte 3 minutos e desligue o fogo. Descarte a água quente e cubra o gengibre novamente com água em temperatura ambiente.

Volte ao fogo e deixe ferver mais 3 minutos. Esse processo todo vai atenuar o sabor picante do gengibre, portanto você pode fazer apenas uma vez ou repetir mais vezes conforme o seu gosto. Pra mim duas vezes foram o suficiente.

Depois de descartada a água da última fervura cubra o gengibre com a água medida e volte ao fogo. Deixe ferver por cerca de 10 minutos* e então adicione o açúcar. Deixe cozinhando em fogo médio até que a calda comece a engrossar. Desligue o fogo e transfira ainda quente para m pote de vidro. Espere esfriar antes de tampar e guardar na geladeira.

*esse tempo é válido para 100g de gengibre, se a sua quantidade for muito maior ou muito menor ajuste o tempo.

——————————–
Em 2015: Puffs de muçarela

Salvar