Suco balsâmico de melancia

Suco Balsâmico de Melancia, um suco de melancia mais interessante já que quem aparece mesmo é a acidez e o perfume do aceto balsâmico. Pois é, aceto no suco…

suco balsâmico de melancia

Lá em 2016, caçando drinks aqui pro Cozinha, encontrei uns Slushies de Melancia com Balsâmico no Honestly Yum e fiquei bem curiosa. Acabei fazendo algumas mudanças e logo saiu esse suco balsâmico de melancia. Acho que as principais modificações na época foram a retirada da vodka e a diminuição do gelo. A minha ideia era fazer um suco e não um slushie, então não fazia sentido colocar gelo o bastante pra virar uma raspadinha. E eu já tava pensando em fazer sucos e drinks diferentões, sem álcool, e achei que esse seria interessante.

Ironicamente, quando provado aqui em casa, o primeiro comentário foi: uma dose de vodka aqui cairia bem…

Além disso fiz outra modificação menor: troquei o aceto balsâmico puro por uma redução de balsâmico, feita em casa. É o tipo de ingrediente interessante pra ter, tanto pra usar como molho de salada quanto de base pra outros molhos. Essa redução é basicamente o aceto fervido com açúcar, formando uma calda. E achei que isso ajudaria a suavizar a potência do aceto no suco.

Pausa pra quem não conhece aceto balsâmico: ele é um vinagre feito de uvas cozidas, e como todo vinagre tem uma acidez bem pungente. Então dá pra imaginar porque eu tava com medo de encher meu suco de melancia com ele.

Enfim, corta pra 2023 quando estou atualizando as fotos desse suco balsâmico de melancia, e aproveitando pra escrever esse texto novo. Acabei mexendo mais um pouco na minha receita. Voltei com o aceto no lugar da redução, e troquei o xarope por açúcar comum. Acho que a receita original usa xarope porque isso é comum em drinks. Mas fazendo tudo no liquidificador não vejo porque me dar ao trabalho de fazer o xarope já que o açúcar será bem batido. Dito isso, a quantidade de açúcar pode variar bastante dependendo da doçura da fruta, então meu conselho é provar antes de adoçar.

No mais, se você não se assustou com a parte de colocar vinagre no suco, acho que a pitada de sal não será um problema, certo? Ela funciona como qualquer pitada de sal em coisas doces: apenas ressalta todos os sabores.

suco de melancia com vinagre balsâmico

Suco Balsâmico de Melancia

Ingredientes
  

  • 4 xícaras melancia picada grosseiramente
  • 30 ml aceto balsâmico
  • 1/4 xícara açúcar opcional
  • 1/2 limão
  • 1 pitada sal
  • gelo

Instruções
 

  • Junte tudo no liquidificador, se quiser deixe o açúcar pra depois. Bata até ficar homogêneo, prove e acerte o açúcar. Sirva em seguida

——————————-
Em 2015: Empadas!!