Biscoitinhos de queijo e sal amoníaco

Lembra das rosquinhas de sal amoníaco? Eis a versão salgada delas!

Essa é mais uma receita vinda de cadernos antigos de família, daquelas que vem com o nome de uma tia do lado, indicando que ela criou ou trouxe a receita pra família.
E como boa receita de caderno de família ela era em quantidade suficiente pra alimentar um batalhão inteiro. Eu diminui para pelo menos 1/4 da original, e com isso acabei alterando um pouco as proporções pra adequar quantidades. Tirando isso a única alteração foi o queijo, que eu não sei se é bem uma alteração. A receita dizia apenas queijo ralado e eu optei por usar metade parmesão (ralado na hora) metade minas curado. Mas dá pra usar quase qualquer queijo, desde que seja desses mais secos, um minas frescal dificilmente vai dar certo.

E claro, pra variar, essa é apenas a base que vai muito bem com um cafezinho. Mas sendo o queijo um sabor meio que super combinante, dá pra acrescentar algumas ervas ou temperos ao seu gosto e criar um belo petisco pros drinks do fim de semana.

Biscoitinhos de queijo com sal amoníaco

2 xícaras de farinha de trigo
50g de queijo ralado
10g de manteiga sem sal
1/2 colher sopa de sal amoníaco
100ml de leite
1 ovo
1 gema
1 pitada de sal

Misture todos os ingredientes e amasse até formar uma bola coesa de massa. Deixe descansar por uns 10 minutos, isso vai facilitar a modelagem.
Enrole em rosquinhas, ou o formato desejado e transfira para formas untadas e enfarinhadas. Leve ao forno aquecido a 200° até que dourem.

—————————————-
Em 2015: Berinjelas a parmegiana

Salvar