Torta de maçã com castanhas do Pará

Inverno me lembra tortas quentes, e a torta quente soberana pra mim é a de maçã:

Essa quase ia sendo a clássica da clássica, com recheio mega simples de maçã com açúcar, sem nem mesmo uma canela. Mas aí olhei pra um potinho com umas castanhas do Pará dando sopa na cozinha…

Elas não são essenciais pra que a torta dê certo, se não tiver nenhuma castanha em casa a torta de maçã simples é uma delícia também*. Mas elas fazem uma diferença quando adicionadas na massa! Eu piquei as castanhas com uma faca fazendo uma farinha grosseira, e elas praticamente sumiram na massa, deixando apenas o sabor e não mexendo muito na textura. Da próxima vez pretendo, e já deixo a dica aqui, deixar uns pedacinhos maiores de castanha pra poder senti-los na massa. Uma outra ideia é adicionar pedacinhos no recheio pra dar uma crocância a mais.

Uma última dica:aquelas maçãs argentinas lindas parecendo a da branca de neve tem gosto de isopor! Pra fazer esse tipo de prato as mais ácidas são sempre melhores pois ressaltam mais o sabor, então prefira gala, fuji ou as verdes.
E claro, não esqueça o sorvete pra acompanhar!

*se não for usar as castanhas aumente a farinha para 3 xícaras.

Torta de maçã com castanhas do Pará
serve uma torta de 40cm

Massa:
1/4 xícara de castanhas do Pará trituradas
2 3/4 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
100g de manteiga sem sal gelada
1 ovo
cerca de 10 colheres sopa de água bem gelada

Recheio:
6 maçãs – gala ou fuji
4 colheres sopa de suco de limão*
1 xícara de açúcar refinado
2 colheres sopa de amido de milho

*para um recheio mais ácido use um limão mais forte como o capeta, para um recheio menos ácido prefira um limão mais suave como o siciliano

Montagem:
gema
açúcar cristal

Para a massa misture a farinha com as castanhas e o sal. Corte a manteiga em cubinhos e misture com os secos, formando uma farofa. Não desmanche a manteiga totalmente, os pedacinho que ficam garantem a crocância.
Adicione o ovo e vá acrescentando a água aos poucos enquanto mistura. Talvez não precise de tudo antes da massa fica coesa. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 1hora, a noite toda se quiser adiantar o serviço no dia anterior, ou o congelador se quiser guardar pra outro dia.

Enquanto a massa gela prepare o recheio:
Não é necessário descascar as maçãs porque no forno a casca fica bem macia, mas se você preferir descasque. Pique as maçãs em cubinhos e cubra com o suco de limão. Misture o açúcar com o amido de milho e cubra as maçãs com essa mistura.
Abra a massa em uma superfície levemente enfarinhada até que ela fique fina ao seu gosto. Cubra o fundo e as laterais da forma e pressione com os dedos para impedir que fiquem bolhas.

Adicione o recheio e cubra do jeito que preferir. Aí vale só cobrir com um disco de massa simples, com treliças de massa como eu fiz ou o que a imaginação mandar. Pra decoração também vale tudo. Apenas lembre de deixar rasgos, espaços ou furos na cobertura para que o vapor do recheio cozido possa sair e não destruir a torta. Volte a torta para a geladeira por mais 30min para firmar a massa novamente. Pincele a massa com gema e polvilhe com o açúcar cristal e leve ao forno a 230° até que doure.
Sirva ainda quentinha, de preferência com uma bola de sorvete.

——————————–
Em 2015: pãezinhos suecos

Salvar

Salvar

Salvar