Propoleta de queijo coalho

Mais um petisco no estilo bolinho de queijo, dessa vez com queijo coalho!

Essa receita tava anotada num papelinho já faz um tempo por aqui, e eu ficava buscando uma data legal pra experimentar. Até que deixei isso pra lá e fiz num dia de semana qualquer porque a vida é muito curta pra esperar data especial e é bom começar a por isso em prática logo…rs

A ideia é uma massa cozida, tipo de coxinha, envolvendo um pedaço de queijo e frita depois. Delícia né? E fica mesmo! E é bem fácil de fazer, tanto que fiz uma batelada e congelei um bocado pra ir fritando aos pouquinhos quando desse vontade de comer.
Eu usei queijo coalho porque era o que tinha na geladeira.

(Já repararam como essa frase aparece muito por aqui? Regra de ouro da casa: bora aproveitar o que tem na geladeira)

Vale fazer com outros queijos? Vale! A textura final vai depender disso, então mussarela vai ficar mais puxa por exemplo. Aí é só pensar no resultado final que você quer e escolher o queijo de acordo. A receita original usava queijo minas meia cura, e sim, eu quero tentar com ele na próxima vez.

Falando na receita original, ela tava anotada com o nome “propoleta de queijo do cozinhadibuteco” sem origem. E não encontro em lugar nenhum, nem de onde copiei a receita, nem quem criou. Então, por favor, se alguém aí souber quem fez, quem publicou, alguma pista, comenta pra eu poder dar os créditos direitinho! 🙂

Propoleta de queijo coalho – original do Festival Comida de Buteco

25g de manteiga sem sal
1 xícara de caldo
1 xícara de leite
sal e pimenta a gosto
farinha de trigo quanto baste
queijo coalho – usei uns 2 palitos
ovo e farinha de rosca pra empanar

Em uma panela junte a manteiga, o caldo e o leite e esquente até ficar homogêneo. Desligue o fogo e vá juntando a farinha e misturando muito bem pra tirar todas as pelotas.
Acrescente farinha até a massa ficar na consistência de uma pomada, já vai ser o suficiente pra modelar as propoletas. Prove a massa e acrescente sal e pimenta conforme o seu gosto.

Deixe esfriar o suficiente para conseguir modelar sem queimar as mãos, e enquanto isso corte cubinhos do queijo. Antes de começar a modelar unte as mãos com uma gota de gordura (vale óleo, manteiga, azeite…)

Pegue uma colherada de massa e abra na palma da mão; coloque o cubinho de queijo no meio da massa e feche formando uma bolinha. Repita ad infinitum. Propoletas todas montadas é só passar no ovo batido, na farinha de rosca e fritar!
Se quiser também pode passar no ovo, na farinha e congelar pra depois.

PS: tá vendo aqueles palitinhos nas fotos? É restinho de massa que sobrou quando o queijo acabou. Só enrolei numa tira e cortei os palitinhos e depois empanei e fritei normalmente. Não tem tanto charme quanto a propoleta completa mas é bem gostoso também.

——————————
Em 2015: Bolo de fubá

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar