Xarope de Morangos + drink

Xarope saborizado de morango com uma cor linda e versátil pra caramba!

Eu confesso que adoro esse tipo de receita principalmente porque elas facilitam muito a vida. Xaropes, caldas e extratos dão sabor e cor aos alimentos de forma rápida e, nesse caso, sem o problema dos aditivos industriais usados em saborizantes artificiais. Esse de morango ainda tem mais um lado bom: dá pra aproveitar todos os morangos!
Assim como na geleia, aqui não precisa ficar escolhendo os mais bonitões. É só não pegar todos muito verdes e pronto. E pra quem não tem morangos frescos por perto no momento, dá pra usar aqueles congelados, que são vendidos em pacotes maiores, sem problemas.
A receita segue a proporção do xarope simples de medidas iguais de açúcar e água, mas em vários sites gringos achei diferentes proporções. Eu gostei esse resultado pois não ficou doce demais. Mas se no fim das contas achar que podia estar mais doce é só colocar um pouco mais de açúcar e levar ao fogo baixo apenas até derreter e pronto.
E por último o drink. Esse é um os meus métodos favoritos de preparar um drink quando tô sem imaginação: 1 dose de vodka + 1 dose do saborizante (no caso o xarope de morango), servidos com bastante gelo. E a menta/hortelã pra dar um charme no copo…

Xarope de Morangos

2 xícaras de morango – cerca de 300g
3/4 xícara de água
3/4 xícara de açúcar cristal

Fatie os morangos e junte em uma panela com o açúcar e a água. Quando começar a ferver deixe cozinhando 10minutos em fogo baixo. Passe por uma peneira* e descarte o que sobrar na peneira. Nesse ponto já é um xarope simples de morango, com textura bem líquida, e já pode ser usado. Pra deixar uma textura um pouco mais de calda é só voltar ao fogo e deixar reduzir por uns 5 minutos. Transfira para um vidro com tampa e guarde na geladeira

*Quanto mais fina a peneira mais translúcido o resultado final.

———————————-
Em 2014: Arroz doce
Em 2015: Brownie de feijão (é bem melhor do que o nome sugere)

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar