Rolinhos Folhados pra fazer ainda hoje!

Rolinhos folhados! Sabe os cinnamon rolls? Agora imagina com massa folhada!
rolinhos folhados

A ideia apareceu assistindo um vídeo da Dani Noce chamado muffin croissant, e já digo que esse nome fez eu me apaixonar instantaneamente… Assim como o recheio de doce de leite. Mas fiquei imaginando o tal “bolinho” menor, mais parecido com o cinnamon roll. E aí claro que já imaginei com o recheio de açúcar com canela. E aí pronto, dezenas de recheios passeando pela minha mente. E como resolvi faze-los menores eles acabaram ficando mais parecidos com os rolls do que com os muffins, portanto: rolinhos folhados.
rolinhos folhados com canela

Pra esse primeiro teste eu escolhi só 3 recheios: ganache de chocolate, manteiga temperada com açúcar e canela, e um patê de maionese com queijo parmesão. Todos eles foram feitos sem medidas muito exatas. E ideia é aproveitar o que tem em casa. Sabe aquele chocolate que sobrou dos suspiros marmorizados? Ou aqueles sachês de maionese que vieram com a pizza e ninguém quis? Só tenha cuidado para que a textura do recheio não fique muito molenga já que não queremos recheio escorrendo pro fundo da forma.

Falando na forma: eu usei uma de cupcakes tradicionais. Vale usar aquelas forminhas de silicone individuais? Vale. Vale usar forma para mini cupcakes? Vale. Vale usar o que você tiver na cozinha!

rolinhos folhados de chocolate

Aliás, esse é o princípio do Cozinha gente: pegar aquelas receitas maravilhosas que a gente vê internet afora ou na cozinha das nossas avós e deixar possíveis pras nossas cozinhas não tão experientes assim.

E ainda tem dica sobre a massa. Conheça a sua massa! Fui testar uma massa comprada pronta, e congelada, que eu nunca tinha experimentado e me dei mal: o meio dos rolinhos não folhou. Então vale assar um rolinho antes de todos, pra ver se o forno precisa estar mais baixo (ou alto), se você nunca usou a massa escolhida. Ou vale fazer a massa em casa, na base do truque, usando essa receita aqui. Ou usar a massa que você já conhece e sabe que funciona bem.
rolinhos folhados de queijo

Uma última coisa: teoricamente nenhuma massa folhada vai grudar na forma, já que elas são cheias de manteiga. Só que alguns recheios podem grudar. Vide o delicioso rolinho de canela, cujo açúcar caramelizou na forma e, enquanto esfriava, grudou e destruiu o fundo do rolinho. Se for usar algum recheio com açúcar lembre de retirar o rolinho da forma assim que ele sair do forno!

Rolinhos folhados – original aqui

Massa folhada
Recheios a vontade

Ligue o forno a 180°C.
Abra a massa folhada e corte fatias com a mesma largura da altura da forma que será usada. Passe o recheio em cada tira e enrole. Se sua massa for pequena vale emendar duas tiras num rolinho só. Coloque cada rolinho em uma forma de cupcake, e leve ao forno já aquecido até que dourem.

Dica mor: não coloque sabores de recheio diferentes na mesma forma. Cada  um vai pedir tempos diferentes de forno e aí você complica a sua vida.
rolinhos folhados

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar