Cocadinha Assada – receitas de famílias

Cocadinha assada, um quitute, uma quitanda, um docinho… que de cocada mesmo só tem o coco! Mas que não é por isso que vai ser menos gostosa!
cocadinha assada

Essa receita veio pra mim num caderno de receitas de família de uma amiga da minha mãe… (amo esses caminhos que as receitas fazem!) E eu meio que me enganei com ela. Quando li a receita imaginei uma cocada mais úmida, tipo um doce de leite com coco versão pra cortar. Só que quando fiz vi que não é nada disso!

Essa cocadinha assada parece mais um híbrido de quindim com queijadinha! Ela forma um bolinho cheio de coco, igual a queijadinha. Mas com base, ou topo se você preferir desenformar, bem parecendo um pudim, tipo quindim! É docinha, é úmida, tem muito coco… Enfim, me enganando ou não essa cocadinha é uma delícia! Pra quem for mais formiga ela até vai no café, ou na boquinha do meio da tarde, mas pros mais normais acho que ela vira uma boa sobremesa.

Mudanças? Quase nenhuma. Adaptei as medidas pra padrão que é pra facilitar a vida. E não usei coco fresco. Sim, fica mais gostoso com ele, mas tava sem paciência pra ralar coco. Hidratei o de pacotinho mesmo. É só medir a quantidade pedida na receita e deixar de molho na água morna (nunca fervendo) por cerca de 2h. Depois é só passar por uma peneira beeem fina, ou um pano, ou espremer com a mão mesmo. Dá um jeito de tirar o líquido que sobrou.

Dá pra deixar de um dia pro outro? Dá, mas não precisa. Pode deixar de molho no leite? Pode, e fica uma delícia.  Pode usar o coco sem hidratar? Não recomendo, vai puxar a umidade da massa e sua cocadinha assada vai ficar ressecada. Pode usar o coco fresco? Pooooode, deve, vai fundo!

cocadinha assada

Cocadinha assada

10g de manteiga pommade
4 colheres sopa de açúcar
4 ovos – claras e gemas separadas
1 lata de leite condensado
1 1/4 xícara de coco ralado*

*dá uma olhada no texto ali em cima

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme fofo. Adicione as gemas e bata novamente até ter um creme homogêneo. Junte o coco e o leite condensado, misture bem e reserve.
Bata as claras em neve, ponto firme. Vá adicionando a mistura de coco, em 3 partes, misturando delicadamente entre cada adição.
Divida a massa em forminhas de cupcake. Para desenformar unte bem as forminhas ou use de silicone. Asse em forno aquecido a 200C até que comecem a dourar. E sempre espere esfriar bem antes de desenformar.

PS: o forno TEM que estar aquecido, do contrário sua cocadinha vai separar demais e ficar um pudim de ovos embaixo e coco seco por cima.

——————————–
Em 2014: Bolo de abóbora
Em 2015: Couve Flor gratinada