Calda O negativo – #cozinhadebruxa

Calda O negativo, pra deixar milkshakes, sorvetes e outros lanches muito mais sanguinolentos! Mas a gente garante: tudo com gostinho de chocolate!
calda O negativo (de chocolate mas vermelha) em milkshake de coco

A ideia surgiu de uma calda fudge red velvet, ou algo parecido (aqui o link). Mas achei a receita um tanto quanto elaborada para uma calda. Lembro que tinha leite condensado, cream cheese, chocolate, e mais uma meia dúzia de ingredientes no meio… Gostosa? Provavelmente! Ainda tô pensando que leite condensado com cream cheese pode ser uma boa combinação…

Mas a minha ideia era mais de uma calda fácil de fazer, que fosse bem com tudo, e principalmente:acessível. O mote desse especial de Halloween sempre foi mostrar possibilidades de comidinhas temáticas com coisas fáceis de conseguir em casa.

Por isso mesmo ainda não tivemos por aqui nada que precise de formas muito específicas por exemplo…

Assim resolvi simplificar ao máximo e fazer uma calda de chocolate mais básica, mas ainda mantendo o fudge na cabeça. E, pra quem não sabe, minha receita favorita de fudge é chocolate + leite condensado. Pronto! Leite + açúcar + chocolate = calda delícia! Adicione um corante vermelho e tá aí uma calda pronta pro Halloween!

Detalhes da receita? Só dois. Lembre que vai bastante açúcar, então nem pensar em chocolates doces! O chocolate meio amargo não só equilibra os sabores mas também ajuda a escurecer o vermelho, deixando o resultado mais assustador. E pra quem não pode (ou não quer) com leite de vaca: o leite de coco é uma ótima opção! A taxa de gordura vai ajudar na consistência e os sabores coco e chocolate combinam bem.

Calda O negativo

1/2 xícara de açúcar
1 xícara de leite
100g de chocolate meio amargo picado
corante vermelho

Junte todos os ingredientes e leve ao fogo até ferver. Baixe o fogo e cozinhe por 5 minutos. Ajuste a cor adicionando mais corante caso necessário. Transfira para um vidro com tampa e espere esfriar antes de fechar. Guarde na geladeira.

O milkshake das fotos é simples: 2 partes de sorvete de coco para 1 parte de leite. E os confeitos são corações vermelhos estraçalhados… 😉

————————–

Em 2014: Torta simples de chocolate

Salvar

Salvar