Dedos de bruxa – #cozinhadebruxa

Dedos de bruxa feitos de biscoito de açúcar com chocolate e amêndoas, um petisco pra deixar esse Halloween mais gostoso e um pouquinho aterrorizante.

dedos de bruxa

Essa receita foi só um tantinho difícil de conseguir por motivos de: só tinha uma foto e um texto numa língua não identificável, a princípio. Mas nada detém o google, e rapidinho consegui descobrir que se tratava de russo! Receita traduzida, foi só testar.

E essa parte também foi tranquila, isso porque é uma massa fácil de manusear. Não precisei alterar nada pra dar certo, apenas conferi as equivalências de peso e medida. E assim, a única mudança foi a adição de um pouco de cacau em pó em alguns dedinhos… Era um teste, que deu certo, pra ver se seriam possíveis dedos de várias cores. Então sim, dá pra fazer dedos de bruxa da cor que quiser!

E além da cor da massa tem outra mudança que é possível: a amêndoa. Você pode usar descascada ou com casca, ou não usar amêndoas! Tá caro, tá difícil de achar, não gosta dela? Experimenta amendoim! A cor e o formato sã diferentes mas acho bem possível. Talvez você só precise fazer dedos um pouco menores, pra proporção ficar legal. Tudo vai depender do amendoim que você tiver em mãos.

dedos de bruxa

E pra quem não pode com castanhas e amendoins em geral deixo a dica: fazer as unhas da própria massa de biscoito, moldando como gotas achatadas. Assar um pouquinho essas gotas de massa, cerca de 5minutos no forno. E então modelar os biscoitos usando a unha de massa. Desse jeito a unha não se funde totalmente a massa do dedo, e fica mais crocante, como a amêndoa ficaria.

Ainda nas mudanças possíveis nessa receita: dá pra se inspirar na bruxa do oeste e fazer dedos verdes. Pra esse caso eu prefiro o corante em gel, que não vai mudar muito o teor de umidade da massa e assim tem menos chance de desestabilizar tudo.

Por último, eu sinto falta de dar opções veganas de biscoito. E ainda não tenho nenhuma opção de massa de biscoito vegana que seja modelável o bastante pra fazer esses dedos de bruxa. Então se você conhecer alguma receita assim, poderia me indicar? Eu vou adorar ter mais uma opção!

dedos de bruxa

dedos de bruxa

Dedos de Bruxa

Ingredientes
  

  • 75 g manteiga
  • 1/2 xícara açúcar refinado
  • 1 ovo
  • 1 colher chá essência de baunilha
  • 1/2 colher chá fermento em pó
  • 1 pitada sal
  • 1 1/2 xícara farinha de trigo
  • cerca 30 amêndoas inteiras
  • 20 g chocolate derretido
  • 1/4 xícara cacau em pó opcional

Instruções
 

  • Bata a manteiga com o açúcar só até formar um creme claro. Junte o ovo, o sal, a baunilha e o fermento e bata novamente. Quando estiver homogêneo, comece a adicionar a farinha e a misturar. Se for usar misture também o cacau, em toda a massa ou apenas em parte dela.
    Para os biscoitos da foto eu dividi a massa em 4 partes e adicionei quantidades diferentes de cacau em 3 dessas partes.
  • Cubra a massa em filme plástico e leve para a geladeira por cerca de 30min. Enquanto isso prepare as amêndoas.
  • Deixe as amêndoas de molho em água quente por 15min. Então retire a película externa esfregando um pouco com os dedos, descarte, e seque as amêndoas antes de utilizar.
    Derreta o chocolate e reserve.
  • Modele os dedos: forme um cordão de massa, corte do tamanho desejado e transfira para uma assadeira com papel manteiga.
    Use o chocolate como cola para grudar uma amêndoa na ponta de cada um, formando as unhas.
    Então com uma faca sem serra faça pequenas marcações perpendiculares ao comprimento, formando 2 conjuntos de 3 linhas para fazer o papel de juntas dos dedos.
    Finalmente aperte um pouquinho cada dedo entre essas "juntas" se quiser dar a impressão de dedos nodosos.
  • Se a massa ainda estiver firme leve diretamente ao forno, aquecido a 200C por cerca de 20min.
    Se a massa tiver amolecido com o calor, leve a geladeira por 15min antes de levar ao forno.
    Espere esfriar totalmente para que cheguem na textura final.

Notas

 
  Daí é só levar pro forno, aquecido a 200C, por uns 20min.

 

————————-

Em 2015: Caipirinha de abacaxi e hortelã

Salvar

Salvar

Salvar