Barrinhas de Limão e Biscoito

Barrinhas de limão, que na verdade são quadradinhos, com base de biscoito e cobertura cremosa e azedinha… É só tomar cuidado pra não comer todos de uma vez!

quadradinhos de limão

Esse tipo de receita é bem comum em boards (quadros) internacionais do Pinterest, mas essa me chamou a atenção por ter o nome de lime bars. É que quando procurando receitas em inglês tem que atentar pra um detalhe: em inglês lemon é só limão siciliano. O nosso limão verdinho é chamado de lime, que traduz como lima. Aquela confusão linda de nomes comuns em regiões diferentes.

Enfim, lime bars viram barrinhas de limão (o verde); e eu já adaptei pra limão capeta e pra limão Tahiti e deu bom nas duas versões então pode ser o que você preferir. Também vale misturar mais de uma variedade, tanto por disponibilidade quanto pra acentuar os sabores.

Pra quem tá confuso com os nomes, limão capeta também é chamado de limão cravo; é aquele da casca laranja que mais parece uma mexerica. Ou tangerina dependendo de onde você mora…

barrinhas de limão

Ainda nas mudanças, eu mexi nos biscoitos da base. A receita original pede Graham Crackers, que não temos por aqui. Normalmente a gente troca por biscoito Maizena e fica tudo certo. Mas muita gente acha o sabor dessa base meio enjoativo; então decidi trocar parte do biscoito Maizena por cream cracker. Ele tem o sabor mais salgadinho, e meio que mais neutro também. E isso balanceou os sabores de um jeito lindo! Vale tentar com Salpete pra quem prefere mais salgadinho ainda. Ou você pode usar o biscoito que achar que vai combinar, como rosquinhas de chocolate, oi de leite maltado por exemplo.

Por último, o detalhe da forma. O ideal pra essas massas de biscoito é uma forma de metal, e o tamanho pra essa receita é uma forma de 22×22. Eu não tinha nenhuma com essas características, então usei meu refratário de vidro de 20×20, forrando com papel alumínio. Deu bem certo e eu gostei mais das camadas um pouco mais espessas. No vídeo esqueci de untar o papel, mas recomendo já que foi meio chatinho de retirar a parte que encostou no creme de limão.

Por último de verdade dessa vez, uma pequena atualização. Esse post foi escrito em 2017, a primeira vez que fiz essa receita. Mas essa atualização, as fotos e alguns detalhes da receita foram atualizados em 2023. Nada que mude o resultado, apenas pra deixar o texto mais fácil de entender.

barrinhas de limão

Barrinhas de Limão

Ingredientes
  

  • 100 g biscoito Maizena
  • 30 g biscoito cream cracker
  • 2 colheres sopa açúcar mascavo
  • 75 g manteiga derretida
  • 4 gemas
  • 1 lata leite condensado (395g)
  • 1/2 xícara limão

Instruções
 

  • Forre uma assadeira de 20x20cm com papel alumínio e unte as laterais. Ligue o forno em 200C para ir aquecendo
  • Triture os biscoitos até obter uma farinha e misture com o açúcar e a manteiga. Quando estiver parecendo com areia molhada transfira para a forma preparada e aperte bem. Vale usar uma vasilha/copo/etc para ajudar a apertar e nivelar a massa.
  • Em outra vasilha misture as gemas com o leite condensado e o limão. Quando estiver homogêneo cubra o biscoito com essa mistura. Leve ao forno até que o recheio firme; cerca de 30min. Deixe gelar antes de cortar e servir.
  • Dica extra: você pode servir com uma camada fina de açúcar de confeiteiro ou com um pouco de merengue bem docinho para contrastar com a acidez.

Salvar