Sour Vodka, e é pra por ovo no drink?

Sour é com ovo ou não? Clara crua faz mal? Clara de ovo no drink não vai ficar gosmento? Do que diabos eu estou falando? Eu tenho respostas pra todas essas perguntas?
sour

Na verdade não, só pra algumas delas. E vamos logo para as respostas pra poder passar pra parte da receita do drink. Em teoria um sour só seria verdadeiro se feito com a adição da clara, mas quem liga pra isso não é mesmo? Até porque alguns drinks ficam bem melhores sem a espuma por cima; como o nosso Bloody Sour por exemplo.

Agora se você resolver usar a clara, o drink fica gosmento? Não. Mesmo. Esse era meu maior medo: que parte da clara virasse espuma e o resto deixasse tudo uma meleca. Mas dá uma olhada na receita ali embaixo e você vai ver que tem tempo pra ficar batendo na coqueteleira. Isso vai garantir que a clara vai espumar o tanto que precisa pro drink ficar bom. Tem até uns drinks que usam um acessório na hora de bater (tipo um mini batedor sem cabo) que é pra espumar mais ainda. Então é só seguir a receita que vai ficar tudo bem.

Mas e a salmonela? Pois é. Eu sei de onde vem os ovos que uso e confio na origem deles, então consumo ovo cru aqui em casa sem medo. Mas pra quem quer se assegurar de todos os lados: dá pra usar clara pasteurizada. Inclusive dá pra encontrar em garrafa, é só medir 30g da pasteurizada e usar.

E os veganos? Bom, eu nunca testei (mas fiquei curiosa e vou) as duas opções que conheço: abacaxi e aquafaba. O abacaxi gera espuma quando batido então, se você não se importar de acrescentar o sabor dele ao drink, é só juntar uns pedaços da fruta na coqueteleira no lugar da clara. Também tem receitas que levam aquafaba, como esse Pisco Sour (em inglês), pra quantidade da receita abaixo a clara seria trocada por 45ml de aquafaba.

Pra quem nunca ouviu falar, aquafaba é a água do cozimento do grão de bico. Ela é rica em proteína e espuma e monta neve igual clara. Dá até pra fazer suspiro!

Ufa! Agora, porque colocar clara no drink? Eu achei que equilibrou a bebida. E a espuminha que forma no topo é gostosa também. Não senti nenhum cheiro de ovo, e nenhuma viscosidade no drink. Aliás, usei pra esse teste o que seria um Sour de Capim Limão, que virou uma Sour Vodka mesmo (a infusão não funcionou). E fica a dica: se não for usar a clara inverta as medidas do xarope com o limão que vai ficar bem melhor! Foi o que fiz com o drink da taça, que não levou clara e precisou de ajustes no final…

Sour Vodka – inspirado aqui

60ml de vodka
45ml de limão
30ml de xarope simples
1 clara de ovo

Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira sem gelo por cerca de 30segundos. Adicione algumas pedras de gelo e bata por mais 30segundos. Sirva em seguida e finalize com raspas de limão.

————————-

Em 2014: Bolo de pão de mel

Salvar

Salvar