Pão de tomate, com ou sem fermento natural

Pão de tomate caseiro, ideal para fazer aquele mega sanduíche! E sim, feito com molho de tomate mesmo!!
pão de tomate

Esse pão apareceu como uma grande opção para adicionar sabores a mais em qualquer sanduíche. Mas eu acabei mudando um bocado a receita… É que a original leva manjericão, e queijo, e usa fermento seco… E eu não usei nada disso! Mas vamos aos poucos. Troquei o manjericão por orégano porque acho mais universal. É bem mais fácil ter em casa o orégano fresco do que o manjericão fresco. Mas use a erva que quiser!

Já fiz um pão com chimichurri e ficou bem bom então vá com seu tempero favorito.

Tirei o queijo porque queria uma massa leve, e ainda acho que fica melhor sem o queijo. Deixa ele pro recheio do sanduíche… E ainda coloquei coloral! É que a receita pede molho E extrato de tomate. Imagino que o extrato auxilie na cor e no sabor. Só que por aqui não usamos nenhum dos dois. O molho que tomate daqui é a passata, que é basicamente tomate triturado, sem nenhum tempero. Pra quem usa molho de latinha dá pra adaptar. Dilua 2 partes de molho para 1 de água, sendo o total a medida pedida na receita. E use o coloral apenas se perceber que a massa está muito clara quando for sovar. Ou bata tomates no liquidificador até obter a medida pedida na receita, e acrescente o coloral normalmente.
pão de tomate

Por último a maior mudança de todas: o fermento. Eu usei fermentação natural, porque é assim que faço pão toda semana aqui em casa. Pra quem quiser começar dá pra ver todo o processo nesse link. Pra quem prefere usar o fermento de pacotinho dá pra substituir. Tem um texto mais completo aqui, ensinando a conta que se faz pra essas substituições. Mas pra receita de hoje é só usar 15g de fermento biológico seco. E não esqueça que, nesse caso, os tempos de crescimento mudam: a esponja pode descansar cerca de 4h, e a massa sovada por 1-2h no máximo.
pão de tomate

Pão de tomate – original aqui

3/4 xícara de molho de tomate*
3/4 xícara de fermento natural* – cerca de 180g
3/4 xícara de farinha de trigo
1 colher sopa de orégano
3 colheres sopa de azeite
1 colher sopa de sal
2 colheres chá de coloral – opcional
2 colheres sopa de açúcar
cera de 2 xícaras de farinha de trigo

*mais detalhes, e como substituir, tão no texto acima

Primeiro faça a esponja: Misture o molho de tomate com o fermento e os 3/4 de xícara de farinha. Misture até ficar homogêneo e deixe descansar por 12h em uma vasilha tampada. Fora da geladeira.

Escolha uma panela com tampa que possa ir ao forno e cubra o fundo com fubá. Misture os demais ingredientes na esponja (que deve ter formado bolhas), deixando a farinha por último. Vá sovando a massa enquanto acrescenta a farinha; talvez não precise de tudo, talvez precise de mais. Quando conseguir uma massa lisa e bem elástica modele o pão. Para um pão redondo gire a massa na bancada criando tensão na parte de baixo. Transfira para a panela, tampe, e deixe descansar por cerca de 6-8h.

Asse em forno já aquecido a 230C, com a panela tampada nos primeiros 30min. Depois desse tempo destampe a panela e deixe seu pão de tomate no forno até dourar.

————————–
Em 2014: Pão simples
Em 2015: Suco mega rosa

Salvar

Salvar