Bolo de pêssegos e creme de queijo

Bolo de pêssegos com cobertura de creme de queijo?! Pra quem tá acostumada a comer doce em compota acompanhada de um queijo minas fresco faz todo o sentido!
bolo de pêssegos

E olha que eu desconfiei viu… Já tava querendo fazer um bolo cujo recheio fosse com frutas, mas tenho birra de fruta fresca em bolo confeitado. Não sei porque, mas acho que não combina de jeito nenhum! Então já tava pensando num bolo que fosse com fruta em calda, ou geleia. Tá, confesso que a ideia “bolo de pêssegos” já tava bem forte na mente. O dilema maior era a cobertura: aqui não se curte muito o buttercream; e tava meio cansada de bolo coberto com ganache.

Eu AMO ganache como cobertura de bolo… Mas não dá pra ficar vindo aqui mostrar a mesma receita sempre né?

Foi quando lembrei de uma tradição muito da popular aqui em Minas: doce com queijo fresco. Os mais famosos são goiabada e doce de leite, mas qualquer compota combina! Doce de laranja, figo em calda, compota de abóbora… todos exemplos de parceiros do queijo. E a isso somei outro costume aqui de casa: cortar a doçura do pêssego em calda com creme de leite. Não creme de leite fresco batido chantilly nem nada chique assim; creme de caixinha servido na colherada mesmo…
Bolo de Pêssegos

Juntei as duas ideias e pronto: Bolo de Pêssegos com creme de queijo! O creme foi invenção minha, novamente fugindo da manteiga. Como o chocolate branco é praticamente só gordura e açúcar, achei que seria um bom substituto pras enormes quantidades de manteiga e açúcar das coberturas mais tradicionais. E ficou muito bom! Fácil de manejar, e não cristaliza tanto quanto a original com manteiga. O sabor do queijo continua pronunciado, e você percebe do que o creme é feito. Se quiser experimente o seu antes de usar; se achar que poderia ser mais doce pode acrescentar até 50% a mais de chocolate. (pra receita abaixo isso significa até 100g a mais)

E claro, vale um mundo de mudanças no recheio! Não é fã de pêssegos? Experimenta com abacaxi em calda, ou doce de laranja. Que tal geleia no lugar do doce picado? Se ela for muito molinha vale misturar 1/2 pacotinho de gelatina sem sabor pra cada 250ml de geleia e pronto.

Bolo de Pêssegos com creme de queijo

Bolo
110g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xícara + 2 colheres sopa de açúcar refinado
1 1/2 colher chá de baunilha
3 ovos
1 3/4 xícara de farinha de trigo
2 colheres chá de fermento em pó
1/4 colher chá de sal
3/4 xícara de leite

Bata a manteiga com o açúcar até conseguir um creme fofo. Adicione a baunilha e os ovos, um de cada vez, batendo a cada adição. Misture a farinha com o fermento e o sal, e vá adicionando essa mistura a massa aos poucos, intercalando com o leite, e batendo sempre. Assim que conseguir uma massa homogênea desligue a batedeira. Divida a massa em 3 formas de 15cm e leve ao forno aquecido a 200C. Não precisa deixar dourar, apenas assar completamente.

Recheio
Uma lata de pêssegos em calda, dessas de 700g

Reserve 3 metades de pêssego para enfeitar o bolo e deixe escorrendo em uma peneira.
Corte os demais pêssegos em cubinhos e também deixe escorrendo. Reserve a calda para molhar o bolo

Cobertura
400g de cream cheese em temperatura ambiente
200g de chocolate branco
1/2 xícara de açúcar refinado

Derreta o chocolate branco e deixe esfriar.
Bata o cream cheese pra amolecer e adicione o chocolate e o açúcar. Bata até conseguir um creme firme e homogêneo. Não precise gelar antes de usar.

Montagem
Comece acertando os topos dos bolos para que fiquem todos retos e mais ou menos com a mesma altura; eu uso uma régua pra isso. E normalmente eu deixo o bolo da base um pouco mais alto que os outros, mas isso é opcional.

Molhe os bolos com a calda dos pêssegos, não esquecendo de molhar bem as bordas de cada disco. Coloque o primeiro bolo em um disco (uso o da própria assadeira) para facilitar o transporte e faça um disco com a cobertura seguindo toda a borda do topo do bolo. Vale usar um saco de confeiteiro, sem bico mesmo, pra facilitar essa parte. Dentro desse disco de cobertura coloque metade dos pêssegos picados. Coloque uma colherada de cobertura bem no meio dos pêssegos pra ajudar a colar a próxima camada de bolo. Repita o processo e na hora de cobrir a segunda camada de recheio use o bolo de cabeça pra baixo. Assim a parte mais retinha, que é o fundo, vai ficar pra cima.

Faça uma camada bem fina de cobertura por todo o bolo, cobrindo qualquer buraco que tenha ficado entre as camadas, e garantindo que todos os farelos grudem bem. Leve o bolo para a geladeira por cerca de 2 horas até que a cobertura firme. Então cubra totalmente o bolo com o restante da cobertura, acertando o máximo possível as laterais o o topo. Eu uso a mesma régua de plástico que usei pra medir a altura do bolo, apenas passando pela lateral pra retirar qualquer excesso e deixar tudo mais retinho. Leve o bolo para a geladeira enquanto prepara a decoração.

Eu fatiei os pêssegos restantes formando gomos finos e dispus como ma estrela no meio do topo do bolo. Mas essa parte vai variar de acordo com o seu gosto e como você imagina seu bolo. Finalizada a decoração volte com o seu bolo de pêssegos para a geladeira até a hora de servir.