Cuscuz de tapioca em versão individual

Cuscuz de tapioca, aquele pudim mega tradicional, em versão mais simples e individual. Essa é daquelas receitas tão fáceis que é sempre bom ter na manga.

cuscuz de tapioca

Pra quem não conhece, o cuscuz de tapioca é uma espécie de pudim de tapioca e coco que não precisa ir ao forno. Como a tapioca forma uma espécie de grude quando hidratada, é ela que dá liga ao “pudim”. Normalmente essa sobremesa é feita em uma forma redonda com furo no meio, ou em um tabuleiro quadrado. Também é comum regar o cuscuz com leite condensado e finalizar com coco ralado.

E é claro que não foi isso que eu fiz. Não alterei muito a receita que tinha em mãos, isso acontece quando confio muito na fonte (o caso) ou quando não sei bem onde estou me metendo. Mas acabei mudando bastante a apresentação. Decidi fazer porções individuais, montando o cuscuz em formas de silicone para cupcakes. Você pode usar no formato que quiser, mas quanto mais simples menos a chance de dar algum problema para desenformar. Também é possível usar formas de alumínio, mas é preciso molhar antes.

cuscuz de tapioca

Aproveitando que já estava mexendo na apresentação, decidi que seria cuscuz de tapioca sequinho. A massa ficou bem úmida então achei que não precisava de cobertura nenhuma. E sinceramente, prefiro assim. Adoro um doce, mas o sabor do leite condensado é bem marcante! Tão marcante que acaba apagando o sabor delicado do cuscuz. E bota delicado nisso, sem a cobertura o resultado é uma sobremesa bem leve, com doçura na medida!

Só duas coisas: a textura do coco acaba influenciando muito no resultado final. Quanto mais fino o coco mais homogêneo e delicado o cuscuz. E o coco que usei era do tipo seco, mas é não só possível como melhor usar do tipo úmido. Se for o seu caso diminua o leite para 50ml. O mesmo vale se for usar coco fresco, que é sempre a melhor opção!

Cuscuz de Tapioca – original aqui

3/4 xícara de tapioca granulada
200ml de água morna
1/2 xícara de coco ralado seco
80ml de leite
90g de açúcar
1 pitada de sal

Misture o coco com o leite e deixe hidratando por cerca de 15min. Então misture o restante dos ingredientes com o coco hidratado. Divida essa massa em forminhas de silicone e cubra com um pano. Para facilitar eu deixei as forminhas de silicone dentro de uma forma de cupcakes, dessas que tem várias cavidades. Deixe descansar por cerca de 1h, cubra com filme plástico e leve para a geladeira por mais 1h. Daí é só desenformar e servir.

Se quiser servir da forma clássica é só regar cada cuscuz com um pouco de leite condensado e cobrir com mais um pouco de coco.

—————————-

Em 2015: Beterraba assada
Em 2016: Sorbet de Melancia