Sorvete Cheesecake, e como fazer seu sabor favorito

Sorvete Cheesecake! É massa com sabor de cream cheese e misturada com massinha de biscoito (ou bolacha?) E geleia! E é super customizável pro seu sabor favorito!

sorvete cheesecake

Essa receita veio aparecendo pra mim aos poucos… Primeiro a ideia era: dá pra congelar a (tão querida, favorita da casa) cobertura de cream cheese e chocolate branco? Não só deu mas quase virou um sorvete. Quase porque acaba que fica muito densa, e nem um pouco cremosa. Chocolate branco + congelador não é uma boa combinação. Mas da ideia de sorvete de cream cheese foi um pulo pra ideia de sorvete cheesecake.

Fui pra internet a fim de descobrir se já existia alguma coisa assim e claro que tem! O que a humanidade ainda não inventou em termos de comida? Acabei com várias opções na mão e fui optando pelas mais simples. Que é justamente o que eu gosto nessa: são poucos ingredientes, e fáceis de encontrar! Quero dizer, creme de leite em lata, com soro, é meio que muito mais fácil e acessível que creme fresco né? Fora que o resultado foi mega cremoso, que era justamente o que eu queria desde o início.

sorvete cheesecake

Eu, pra variar, acabei alterando as quantidades de biscoito e de geleia, porque queria que o sabor de cream cheese aparecesse também. Então reduzi os dois e achei que ficou bem equilibrado. Ainda pensando no equilíbrio, fui bem tradicional com geleia de amoras, e ousei só um pouquinho usando biscoitos maltados. Sabe aquele da vaquinha? Pois é. Mas o caso é que dá pra fazer de tudo.

Algumas combinações que já estão na minha mente: biscoito Oreo (ou Negresco né) com calda de chocolate no lugar da geleia. Ou biscoito simples de chocolate com geleia de maracujá, bem azedinha. Ou uma modificação mais simples mas ainda delícia: sorvete cheesecake com biscoito maria e geleia de morango!

Só fica uma dica: o dia tava beeem quente quando fiz essa receita e, enquanto montava as camadas, o sorvete foi derretendo e a geleia acabou afundando. Então o resultado não foi tão uniforme quanto eu gostaria. Trabalhe rapidamente, evite os horários mais quentes, e deixe seu congelador no máximo pra evitar esse tipo de problema. Ou em qualquer ocasião se aí estiver um verão tão intenso como o daqui está sendo… 😉

Sorvete Cheesecake – original aqui

200g de cream cheese
1 xícara de açúcar
1 xícara de leite
2 xícaras de creme de leite – em lata e com soro

1/4 xícara de biscoito*
1 colher chá de açúcar
1 colher sopa de manteiga

3/4 xícara de amoras congeladas*
2 colheres sopa de açúcar
1 colher chá de amido de milho

*para mais detalhes desses ingredientes veja o texto acima

Misture as amoras, as duas colheres de açúcar e o amido de milho e leve ao fogo médio, mexendo constantemente. Vai formar uma espécie de geleia, e assim que começar a aparecer o fundo da panela, quando você passar a colher, pode desligar o fogo. Deixe na geladeira até a hora de usar.

Quebre os biscoito, formando uma farofa, e misture a colher de açúcar. Derreta a manteiga e misture com o biscoito adoçado. Deixe esfriar bem antes de usar. Não deixe na geladeira para não solidificar tudo num blocão de biscoito.

Misture o cream cheese com o açúcar até ficar um creme homogêneo. Junte o leite e o creme de leite e misture bem. Deixe algumas horas na geladeira, até esfriar bem. Então leve para a sorveteira, que dormiu no congelador, e deixe rodar até a mistura ficar cremosa.

Se não tiver sorveteira faça um banho-maria invertido: encha uma vasilha com água gelada e cubos de gelo. Coloque dentro dela outra vasilha com o creme e bata com uma batedeira até ficar cremoso. Tome cuidado para não deixar cair água no seu sorvete.

Transfira um terço do sorvete para a vasilha final e cubra com um terço da geleia e um terço dos biscoitos. Repita o processo mais duas vezes, finalizando  com os biscoitos. Misture ligeiramente, se quiser, e leve para o congelador. Se for colocar em uma forma de alumínio, como eu fiz, cubra com papel alumínio ou filma plástico. Depois de algumas horas no congelador já está pronto pra servir!

——————————————————————-