Nachos de milho, ou doritos caseiros

Nachos de milho, aquele triangulo crocante que serve pra acompanhar o chili com carne. Ou você pode encarar como a nossa versão de Doritos caseiros… Tem opção pros dois!

nachos

Há quem chame de Doritos, há quem chame de Totopos, mas por aqui vamos ficar com nachos mesmo! Essa é aquela receita que não é única, nem no jeito de fazer, nem no jeito de comer. É porque a maioria das receitas leva farinha de milho, e a maioria não especifica qual. Mas existem muitas versões da farinha de milho, pré-cozida ou não, flocada ou moída ou granulada, e por aí vai. Até com fubá tem receita. Fora que em algumas partes do mundo fubá e farinha de milho podem virar a mesma coisa. Então sim, muitos jeitos de fazer esses nachos, o passo a passo abaixo é só o que deu certo por aqui.

nachos

Mas já adianto: se onde você mora não tiver a farinha que eu usei, não tem problema. Meu conselho é experimentar com as que você encontrar e ver qual gera os nachos que você gosta mais. Porque tem isso né? Cada um com seu gosto e as vezes o que é o petisco ideal pra mim não é pra você… Mas o importante: independente da farinha escolhida, a base é a mesma: sal pra temperar, água e azeite pra umedecer e farinha de trigo pra dar liga. Sovou, abriu, cortou, fritou.

E tem mais dica? Claro! Acrescente temperos a vontade e nem precisa fazer o molho. Os nachos viram petiscos por si só. Aqui em casa, mesmo sem tempero, teve bronca pra garantir a foto antes de eles serem todos atacados.

E pra quem quiser comer os nachos com o molho chili com carne da foto, a receita tá aqui!

Nachos caseiros – inspirada aqui

1 xícara de farinha de milho pré-cozida*
1/2 colher chá de sal
1 fio de azeite
100ml de água
2 colheres sopa de farinha de trigo + o suficiente para dar ponto

*aquela que vem escrito polenta na embalagem.

Misture os ingredientes e vá sovando e juntando farinha até conseguir uma massa minimamente coesa. Enfarinhe a bancada e abra a massa com um rolo. Corte triângulos e frite-os. Se quiser corte toda a massa, e vá colocando os triangulo em uma assadeira/vasilha/bandeja enfarinhada. Depois é só fritar tudo com calma.