Chili com carne suave, meu novo molho favorito

Chili com carne, um dos molhos picantes mais famosos do mundo das comidas mexicanas! E que de mexicano não tem nada! Calma que eu conto tudo…

chili com carne

Pra quem não tem familiaridade com o prato, chili com carne é um molho de carne moída, tradicionalmente picante, que ficou famoso como prato da culinária mexicana. Só que aí que entra a pegadinha: essa receita foi inventada no Texas, Estados Unidos! Pois é, desde o século 19 que já tinha pratos parecidos com o que ia virar o que hoje chamamos de chili com carne. E isso pode ser só um molho de carne moída com pimenta, ou carne com tomates e pimenta, ou várias outras versões. A nossa é uma que ficou bem famosa na internet: carne, molho de tomate e feijão como base, vários temperos picantes como complemento.

Agora, a parte mais legal é que dá pra fazer o seu próprio chili com carne. Sempre vão ter os chatos que ficam repetindo que “o verdadeiro chili é aquele que…” blá-blá-blá. Mas o verdadeiro chili é aquele que você gostar! Pode ser vegetariano, com proteína de soja no lugar da carne. Pode ser feito com outros feijões, escolhendo o que tiver na despensa. Pode ser menos picante se você não for fã de pimenta. Aliás, se for fazer pra muita gente, vale fazer quase sem pimenta e deixar um molho de pimenta do lado; assim, quem preferir pode turbinar só o seu.

Últimos detalhes da receita? Usei páprica porque gosto mais do ardido dela do que do ardido da pimenta. Mas use os temperos que achar melhor. Aliás, por isso a receita tem suave no nome: eu não carreguei na picância. A carne que escolhi foi o chã de fora, por ser a carne que costumamos usar pra moer aqui em casa. Mas, de novo, escolha a carne que achar mais gostosa, a que couber no seu bolso, a que tiver costume, enfim, a que você quiser.  E por último, quarta entra no ar como fazer esses nachos (Doritos?) nesse link tem a receita e o passo a passo dos nachos que tão acompanhando o molho!

chili com carne

Chili com carne suave

300g de carne moída
150g de feijão vermelho
1/2 cebola em cubinhos
2 dentes de alho amassados
1/2 xícara de molho de tomate
páprica o quanto aguentar
sal e pimenta a gosto
coloral caso precise
coentro para decorar
nachos pra acompanhar

Deixe o feijão de molho por pelo menos 8h. Descarte a água do molho e cozinhe os grãos na panela de pressão por cerca de 20min. Experimente a textura, a ideia é deixar os grãos cozidos mas não desmanchando. Quando estiverem prontos reserve.

Em uma panela grande esquente umas 3 colheres de óleo e refogue a cebola até começar a ficar transparente. Adicione o alho e mexa até que tudo doure bem. Acrescente a carne moída e evite mexer muito. Misture apenas o suficiente para que a carne doure por igual. Acrescente o molho de tomate, e os temperos e misture bem. Cubra tudo com água e deixe cozinhando em fogo baixo. Quando a água secar um pouco e o molho estiver mais cremoso prove o tempero. Acerte o sal e a picância, e se o molho não estiver vermelho acrescente o coloral.

Junte o feijão por último e deixe mais uns 2 minutos pra tudo incorporar com tudo. Prove o tempero mais uma vez e acerte se preciso. Sirva ainda quente, ou guarde e esquente novamente na hora de servir. Se não gostar de coentro troque por salsinha para decorar. (foi o que eu fiz…)

——————————–
Em 2015: Salada Crocante
Em 2016: Xarope de Peras Perfumadas