Akuri, ovos mexidos bem temperados

Akuri, ou akoori, são ovos mexidos cremosos, bem temperados, muito simples de fazer e com uma história muito antiga.

akuri

Isso porque esse é um prato parsi. Os parses são um grupo étnico cultural originalmente da região do que hoje é o Irã, mas que migraram pra região da Índia e do Paquistão ainda no séc. X. E também por isso eu tô chamando o akuri de prato e não de receita: comidas muito antigas, típicas de grupos específicos, costumam ter milhares de variações, caindo da regra da “comida de vó” em que pra cada vó tem uma receita diferente.

Tanto que existem dois pratos diferentes, o akuri parsi e o bhurji indiano. O akuri são ovos mexidos feitos com um refogado de aromáticos e especiarias. O bhurji são ovos mexidos feitos com um refogado de aromáticos e especiarias. Pois é. Mas eles não são o mesmo prato, muito menos a mesma receita. Enquanto a versão parsi tem ovos bem cremosos, quase que ainda líquidos, a versão indiana tem os ovos bem sequinhos e cozidos. Quais aromáticos e especiarias são usados também variam muito conforme o prato, sendo que algumas combinações são mais típicas do que outras.

E aí, a gente tenta traduzir isso pra uma cozinha aqui em Minas Gerais. Isso imediatamente já quer dizer trocar alguns temperos e aceitar que o sabor vai ser diferente. Então vamos a esses detalhes.

A versão que eu peguei pra experimentar é o Akuri Masala do Leites Culinaria, feito pelo Rohit Ghai, um chef indiano que trabalha em Londres. Ele usa gengibre fresco e eu não sou fã de trocar esse ingrediente pela versão em pó porque os resultados são bem diferentes. Mas dessa vez o armário tava desfalcado e fiz a troca. A diferença é que o gengibre fresco dá muito mais picância e frescor que a versão seca.

Outra mudança foi que ele acrescenta “chiles” que eu costumo traduzir como malagueta, e que também costumo ignorar nas receitas já que simplesmente não dou conta dela. Se você adora, a receita pede 2 unidades verdes. O mesmo acontece com o “chile powder”, que você pode encarar como molho de pimenta ou qualquer pimenta em pó que você queira usar. Eu costumo trocar pela páprica picante que é infinitamente mais suave.

akuri

Por fim, o prato é finalizado com coentro, que ninguém aqui em casa gosta e eu sempre troco por salsinha. São sabores muito diferentes mas é uma troca que sempre é feita por aqui. E que você pode ou não fazer conforme o seu gosto.

Outra mudança é que eu fiz 1/3 da receita, fazendo uma porção individual. Sempre dá pra multiplicar e fazer numa frigideira grandona.

E aí eu fico com a dúvida: isso ainda é um akuri? Ou eu já mudei o bastante pra virar um bhurji? Talvez eu tenha mudado em outro sentido e seja apenas “ovos mexidos temperados”? Eu não faço ideia já que nunca provei o prato original. Mas gostei muito dessa versão, acho que ainda vou ver muitos akuris nos meus cafés da manhã e almoços…

PS: eu ainda fiz outra mudança que só me ocorre agora; esses pratos são normalmente servidos com pães chatos como os roti. Mais uma vez eu usei o que tinha e servi com fatias de pão de forma caseiro, torrado. Se você quiser fazer o pão chato em casa acho que o pão folhado é uma boa combinação.

akuri

akuri

Akuri

Sabrina - CozinhaRoman

Ingredientes
  

  • 2 ovos
  • sal
  • 15 g manteiga
  • 1 dente alho
  • 2 colheres sopa cebola picadinha
  • 1/4 colher chá gengibre em pó
  • 1/4 colher chá páprica picante
  • 1 pitada cúrcuma
  • 1/4 colher chá garam masala
  • 4 tomatinhos picados e sem as sementes
  • salsinha para servir
  • pão torrado para acompanhar

Instruções
 

  • Em ma frigideira pequena derreta a manteiga em fogo médio. Junte a cebola e deixe dourar. Junte uma pitada de sal e acrescente o alho e os temperos em pó. Refogue por 2min, junte os tomates e refogue por mais 2min.
  • Bata os ovos com uma pitada de sal até eles espumarem bem. Baixe o fogo da frigideira e acrescente os ovos batidos. Mexa constantemente para que os ovos fiquem mais cremosos do que pedaçudos.
  • Antes que os ovos cozinhem totalmente desligue o fogo, acrescente a salsinha e sirva no pão torrado.

————————-
Em 2018: Nachos de milho
Em 2020: Limonada de Pepino